Santo André: valorização do esporte e estímulo aos atletas

A gestão Carlos Grana reabriu o estádio Bruno Daniel e recuperou o EC Santo André, que competirá na primeira divisão do Campeonato Paulista de 2017

Prefeito Carlos Grana. Foto: Divulgação Facebook

Um estádio totalmente remodelado e um time forte e novamente prestigiado. Embora se declare santista, o prefeito de Santo André, Carlos Grana, vibra ao falar do Esporte Clube Santo André, que ganhou a série A-2 e agora já se prepara para jogar de novo na divisão principal do Campeonato Paulista em 2017.

“Encontramos o estádio Bruno Daniel praticamente em escombros, tinham até derrubado as arquibancadas, nem parecia um estádio de futebol. Nós reabrimos o estádio e recuperamos o time”, diz o prefeito.

Comemoração da vitória do Santo André na série A-2 do Campeonato Paulista. Foto: Divulgação Facebook

Comemoração da vitória do Santo André na série A-2 do Campeonato Paulista. Foto: Divulgação Facebook

Grana também comenta outros investimentos e projetos no setor, como revitalização de 34 praças e parques. Os projetos Pé no Parque, Clube da Corrida, Lazer e Qualidade de Vida e Dois pra Lá, Dois pra Cá atendem 4,5 mil pessoas em atividades de formação com práticas orientais, dança de salão e caminhadas, por exemplo. Já o Complexo Esportivo Pedro Dell´Antonia atende 5 mil andreenses por mês.

“Um dos principais projetos no setor é programa Apoio ao Atleta, que oferece um recurso público aos esportistas justamente para estimulá-los a continuar na carreira”, diz Grana, que complementa que a prefeitura investe em mais de 30 modalidades esportivas.

O programa apoia 610 atletas de base e alto rendimento, que treinam nos ginásios municipais.

Judô

Gildemar de Carvalho, o famoso Gil do Judô, mora há 40 anos em Santo André e hoje é o responsável pela coordenação técnica da modalidade na cidade. “Hoje, se não houvesse a prefeitura fomentando o esporte na cidade, o esporte teria morrido. Não teríamos atletas no alto rendimento, principalmente”.

A coordenação treina aproximadamente 50 atletas de alto rendimento e 300 crianças da base, que podem iniciar os treinos a partir dos oito anos de idade. “Estamos no top 10 no judô nacional de alto rendimento e a cidade é uma referência nessa modalidade”, diz Carvalho.

Gildemar . Foto: Agência PT

Gildemar de Carvalho . Foto: Agência PT

Trânsito e transporte

Outra melhora na cidade é na área de transporte, com a implantação de ciclovias e ciclofaixas.

“Uma das grandes novidades que nós criamos e não existia na cidade foi a ciclofaixa de lazer, que funciona aos domingos e são mais de 10 km onde a população, principalmente do entorno do centro da cidade, pode ter a segurança e a qualidade de um serviço para praticar o esporte.  Implementamos também quase 40km de ciclovias, que são permanentes e facilitam o transporte diário dos andreenses”, comemora o prefeito.

Por Carla Escaleira, da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Prefeitos e prefeitas do PT tomam posse em todo o país nesta sexta Brasil
PT reúne prefeitas, prefeitos e vices para atualizar Modo Petista de governar Brasil

Mais notícias

PT Cast