São Paulo espera 4 milhões hoje na Parada Gay

Para o prefeito Haddad, lutar pela liberdade e igualdade é respeitar à diversidade

Foto: Agência Brasil

A capital paulista recebe hoje (4) a 18ª Parada do Orgulho LGBT,  a Parada Gay. Em defesa dos direitos homossexuais, o evento tem início a partir das 12 horas, na Avenida Paulista. Este ano a festa foi antecipada para não chocar com calendário da Copa do Mundo.

A programação prevê manifestações, desfiles e shows com os cantores Wanessa Camargo e Pedro Lima, às 19h, na Praça da República.

“Não podemos mais esperar. Precisamos dar visibilidade às causas do movimento LGBT e sensibilizar a população na defesa dos nossos direitos”, explicou o presidente da Associação da Parada do Orgulho LGBT de SP, Fernando Quaresma.

Nesta edição, os participantes reivindicam leis que garantam o respeito às diferenças, entre elas a Lei de Identidade de Gênero (Lei João W. Nery) e a aprovação do PLC 122/2006, que pune homofobia.

Recentes conquistas como o direito a pensão por morte de companheiro, direto de incluí-los como dependentes de planos de saúde e o casamento homoafetivo  serão lembradas.

Na edição anterior, mais de 4 milhões de pessoas participaram da festa. Considerada a maior Parada do gênero do mundo, a Parada Gay de SP levará 14 trios elétricos para as ruas com o tema “País vencedor é país sem homolesbotransfobia. Chega de Mortes! Pela Aprovação da lei de identidade de gêneros”.

O prefeito da cidade, Fernando Haddad, do PT, declarou na semana passada, durante o lançamento da campanha “Livres e Iguais”, da Organização das Nações Unidas (ONU), que o respeito à diversidade não se conquista só com educação, mas também com militância.

“Quando você luta pela liberdade e pela igualdade, você luta para que, na prática, a diversidade seja respeitada”, afirmou.

Por Flávia Umpierre, da Agência PT de Notícias.

 

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast