São Paulo totaliza 15 chacinas em apenas nove meses

Crimes resultaram em 62 mortes; houve ainda 120 assassinatos, a maioria com indícios de execução

(Foto: Edison Temoteo/Futura Press/Estadão Conteúdo)

O número de chacinas ocorridas em 2015 no estado de São Paulo, governado por Geraldo Alckmin (PSDB), já se iguala ao total do ano passado. De acordo com levantamento feito pela Ouvidoria das Polícias do Estado, divulgado pela Agência Brasil, na terça-feira (22), aconteceram 15 chacinas, com 62 vítimas. Em todo o ano de 2014, foram 15, com 64 mortes.

A polícia classifica como chacina as ocorrências com mais de três vítimas. Além dessas, houve também 120 assassinatos de autoria desconhecida, quando há menos de três mortes. Em entrevista à “Agência Brasil”, o ouvidor Julio Cesar Fernandes Neves declarou que, na maior parte dos casos, há indícios de execução.

Neves afirmou que, além dos 19 assassinatos durante a chacina de Osasco, em agosto, cinco pessoas foram mortas em crimes registrados como autoria desconhecida. “O modus operandi é o mesmo: tiro no rosto, no tórax, na cabeça”, detalhou.

Segundo o ouvidor, os autores de assassinatos de autoria desconhecida não são descobertos e a polícia “nega veementemente” qualquer participação. “Sobra para quem? É como se fossem da bandidagem. Ficam casos que não elencamos naquela letalidade policial porque não fica definitivamente claro que foi (provocada por) policial militar”, disse.

O número de mortes em consequência de confrontos policiais também é alarmante, avalia Neves. No ano passado, 838 pessoas perderam a vida dessa maneira. “Isso significa que foram mortos por agentes da polícia. É impossível, com 838 mortes, pensar que não existem grupos (organizados)”.

Entre janeiro e agosto deste ano, ocorreram 571 mortes em confrontos. “É um número altíssimo”, ressaltou o ouvidor. “Como no ano passado tivemos 838, significa que estamos no mesmo patamar”, analisou.

Em nota encaminhada à Agência Brasil, a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo contestou as informações da Ouvidoria. De acordo com a pasta, medidas adotadas resultaram na diminuição em 15% das mortes por intervenção policial entre abril e julho em relação ao mesmo período de 2014.

No entanto, as informações levantadas pela Ouvidoria se assemelham às do Instituto Sou da Paz, conseguidas com a Secretaria de Segurança Pública por meio da Lei de Acesso à Informação.

Segundo o Instituto, no primeiro semestre de 2015 houve 12 chacinas com 44 vítimas no estado. As chacinas de Osasco e Barueri, ocorridas em 13 de agosto, e a de Carapicuíba, em 19 de setembro, não integram o levantamento. Nos primeiros seis meses de 2014, houve 13 chacinas com 40 vítimas.

“O número de chacinas, especificamente na capital, neste primeiro semestre de 2015, dobrou. Outro dado bastante preocupante é que o número de vítimas, também na capital, triplicou”, afirmou o coordenador do Sou da Paz, Bruno Langeani.

Até junho, 24% dos homicídios na capital tinham indícios de execução. Em 2014, o índice era de 16%. “Isso mostra um crescimento bastante grande. E combinado com essa informação das chacinas, sugerem a existência de grupos de extermínio ou de matadores em ação”, alertou Langeani.

Da Redação da Agência PT de Notícias, com informações da “Agência Brasil

PT Cast