Secretaria de Mulheres do PT promove seminário em Brasília

Evento acontece hoje (31), a partir das 14h. O seminário “Mulher e participação na política: desafios e perspectivas” antecederá o 6º Congresso do PT

https://www.facebook.com/pt.brasil/videos/1385320974887607/

Em 2017, será completado o ciclo do primeiro mandato das executivas municipais, estaduais e nacional desde que a paridade de gênero tornou-se obrigatória em todas as instâncias do Partido dos Trabalhadores.

A paridade foi aprovada em 2011 e colocada em prática em 2013. Agora, com este primeiro ciclo completado, a Secretaria Nacional de Mulheres do PT faz um balanço importante das melhorias e avanços ocorridos desde que a medida foi regulamentada.

Com esse objetivo, será realizado, hoje, 31 de maio, no Hotel San Marco, em Brasília, o seminário “Mulher e participação na política: desafios e perspectivas”. A agenda antecede o 6º Congresso Nacional do PT – Marisa Letícia Lula da Silva, que começa amanhã e vai até o dia 3 de junho, também na capital federal.

“Completamos o ciclo do primeiro mandato desde a obrigatoriedade da paridade. Então está na hora de discutirmos o que funcionou e o que não funcionou. A paridade vai além de números, ela precisa mudar as relações em si. Por ser uma experiência totalmente nova, precisamos fazer reflexão e preparar nossas delegadas para o Congresso Nacional”, explica a secretária Nacional de Mulheres do PT, Laisy Moriéri.

O seminário desta quarta terá dois painéis. No primeiro, a pauta será: “Mulher e participação na política: desafios e perspectivas numa visão sociológica”. Moriére explica que objetivo dessa mesa é refletir a participação das mulheres e o feminismo de um ponto de vista histórico e sociológico. Para isso, foram convidadas duas pesquisadoras do tema.

A primeira debatedora é Clara Araújo, primeira presidenta mulher da União Nacional dos Estudantes (UNE), que hoje é professora de sociologia da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). A outra debatedora é Flávia Biroli, professora da Universidade de Brasília.

A implantação da paridade de gênero será pauta da segunda mesa, intitulada de “Paridade no PT: do direito ao fato”. Para a discussão, foram convidadas mulheres de todas as tendências  do partido. A própria Moriére representará a corrente Construindo um Novo Brasil. Tatau Godinho, a Democracia Socialista. Da Mensagem, Vera Machado. Da Militância Socialista, Maristella Mattos, da Novos Rumos, Juliana Cardoso, e do Movimento PT, Luciana Mandelli. A Articulação de Esquerda ainda não confirmou o nome.

Segundo Célia Alves, da Secretaria de Políticas para as Mulheres do partido, a ideia é que essas delegadas deem o pontapé inicial para o debate com as outras delegadas participantes.

Apesar de o PT discutir, desde sua fundação, há 37 anos, a questão das mulheres dentro do partido e dos governos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da presidenta Dilma Rousseff serem pioneiros na implantação de políticas públicas e de representatividade, ainda há muito o que evoluir nessa questão, acredita Laisy.

“Em 1991, o PT instaurou o regime de 30% de cotas para mulheres. Apenas 20 anos depois conseguiu aprovar a paridade”, conta a secretária.

Sobre as conquistas dos governos Lula e Dilma, Laisy lamenta que o atual governo golpista de Michel Temer insista no desmanche das políticas de igualdade. “Precisamos entender que todas as conquistas devem ser compreendidas como política de estado, não de governo. E é isso que o atual governo federal faz, desmonta tudo como se fossem conquistas de um partido”, diz.

Serviço: Seminário “Mulher e participação na política: desafios e perspectivas”

Data: 31 de maio (Hoje)
Local: Hotel San Marco (Setor Hoteleiro Sul – Brasília – DF)
Hora: Credenciamento às 13h00. Evento previsto para começar às 14h30
Programação
13:30 – Credenciamento
14:00 – Abertura
14:30 – Mesa 1: Mulher e participação na política: desafios e perspectivas numa visão sociológica

Expositoras: Clara Araújo, professora e pesquisadora da UERJ
Flávia Biroli, professora e pesquisadora da UNB

Objetivo: Refletir sobre a participação política das mulheres numa perspectiva histórica, buscando identificar estratégias de enfrentamentos em defesa das pautas feministas em contextos de retrocessos sociais.

15:30 – Debate
17:00 – Intervalo
17:30 – Mesa 2: Paridade no PT: do direito ao fato.

Objetivo: Analisar a paridade (avanços, desafios e reflexos) na perspectiva de sua implantação (estatutária) e de sua implementação no cotidiano partidário a fim de acelerar sua internalização como algo inerente ao exercício político no PT, e na vida.

Expositoras: Uma representante por chapa inscrita ao 6º Congresso Nacional do PT
18:30 – Debate
20:00 – Encerramento

Expositoras:

Laisy Moriéri –  Construindo um Novo Brasil
Tatau Godinho – Dissidência Socialista
Vera Machado – Mensagem
Maristella Mattos – Militância Socialista
Juliana Cardoso – Novos Rumos
Luciana Mandelli – Movimento PT

Por Ana Flávia Gussen, da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast