Secretaria Nacional de Assuntos Institucionais

Secretária Adjunta de Assuntos Institucionais
snai@pt.org.br
(61) 3213-1314

A Secretaria Nacional de Assuntos Institucionais é a responsável pela relação entre o partido e suas experiências administrativas e legislativas no âmbito dos poderes Executivo e Legislativo. Ela também serve como referência para a articulação entre os estados e municípios de administração petista, a organização de seus governantes, e dá apoio a seus deputados na elaboração de projetos e organização. A Secretaria atua conjuntamente com as instâncias partidárias para atualizar permanentemente os elementos que caracterizam o Modo Petista de Governar e Legislar.

O secretário, deputado José Guimarães, foi o primeiro cearense a exercer a Liderança do Governo na Câmara dos Deputados. Por três anos consecutivos (2014, 2015 e 2016) foi escolhido como o parlamentar cearense mais influente em Brasília pelo Anuário do Ceará. Guimarães coordenou no Ceará a histórica campanha de Lula à Presidência, em 1989.

Entre 2015 e 2016, exerceu a Liderança do Governo Dilma Rousseff enfrentando o mais duro embate entre o governo e a base que sustentava o golpe.  Em 2017, José Guimarães tornou-se líder da oposição no Congresso Nacional e está a frente de embates para defender o direito dos trabalhadores, como as tentativas do governo federal de impedir que os brasileiros tenham acesso à aposentadoria com a reforma da Previdência, o debate sobre a lei da terceirização entre outras.

diretor-estadual