Jefferson defende manutenção da Secretaria Nacional da Juventude

Para Jefferson Lima, a Secretaria Nacional de Juventude deve continuar ligada à Presidência para que continue com papel protagonista na articulação política e na potencialização de programas e ações voltados ao desenvolvimento dos jovens

O secretário nacional de juventude do Partido dos Trabalhadores, Jefferson Lima, convoca os jovens petistas do Brasil a defender a manutenção da Secretaria Nacional de Juventude (SNJ) e das políticas públicas para o segmento.

“Acreditamos que o lugar da juventude na reforma administrativa e ministerial é junto à condição política, à coordenação de governo, à participação social e ao dialogo aos incentivos aos pequenos e médios empreendedores como é a nossa juventude brasileira”, declarou Jefferson.

De acordo com o secretário da JPT, isso permitirá que a SNJ continue tendo um papel protagonista na articulação política, papel este construído ao longo dos últimos 10 anos, desde que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva lançou a Política Nacional de Juventude, com a criação da SNJ.

Jefferson ressalta, ainda, que a articulação da SNJ é essencial, pois a Secretaria potencializa uma série de programas e ações voltados ao desenvolvimento dos jovens.

“Por isso nós defendemos que a nossa SNJ deve permanecer com uma relação muito central à Presidência da República na secretaria de governo”, defendeu Jefferson Lima.

No Brasil, as demandas juvenis entraram apenas recentemente na agenda das políticas públicas. Ganharam força a partir de 2005, com a implementação da Política Nacional de Juventude (PNJ), o que permitiu a Secretaria Nacional de Juventude registrar, em quase uma década, avanços importantes, como o aumento do número de jovens no ensino superior, a retirada de milhões deles das condições de miséria e pobreza e a criação de mecanismos de participação social, a exemplo dos Conselhos e Conferências Nacionais.

Da Redação da Agência PT de Notícias