Secretário de Alckmin negociou doações com empresa envolvida no Trensalão

Segundo a Folha, mensagens foram encontradas durante investigações sobre o cartel de trens

O secretário de habitação do governoi Geraldo Alckmin, Marcos Rodrigues Penido, intermediou doações eleitorais da empresa Terjofran para o PSDB. É o que indica e-mails encontrados por investigadores em buscas feitas em computadores da empresa.

A Terjofran é uma das envolvidas na investigação do Trensalão Tucano, esquema montado para desviar recursos de investimentos em trens metropolitanos de São Paulo. Além dela, são citadas as empresas Alstom, Siemens, Bombardier, Temoinsa, Iesa, MPE, TTrans, Faiveley, Knorr Bremse e FVL.

Segundo publicou o jornal Folha de S. Paulo, duas contribuições no valor de R$25 mil foram feitas durante a campanha de 2012 para prefeitos. À época, Penido era diretor-técnico da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU). Desde abril, Penido ocupa a cadeira de secretário.

Em 2012, a CDHU mantinha um contrato com um consorcio em que a Tejofran fazia parte. Logo após as eleições, o consórcio conseguiu um aditivo de R$ 3 milhões com a estatal paulista.

Penido nega ter requerido a doação. Já a Tejofran afirma ter feito as doações legalmente e que a mensagem não comprova contato com o ex-diretor da CDHU.

Na mensagem, o gerente da Tejofran Henriqueta Giolito Porto diz ter recebido uma ligação de João Razaboni – executivo que mantinha negócios com a CDHU – passando as informações de Penido (dados bancários do PSDB) para que o depósito fosse feito.

Vale ressaltar que, de acordo com a legislação eleitoral, diretores de empresas públicas são proibidos de arrecadar para partido. Na eleição de 2012, o ex-governador José Serra disputava a prefeitura de São Paulo com o petista Fernando Haddad.

 

Da Redaçã0 da Agência PT de Notícias

PT Cast