Secretário-geral da Unasul assina manifesto a favor de Lula

Ex-presidente da Colômbia, Ernesto Samper também aderiu à campanha “Eleição sem Lula é fraude!” que já ultrapassou 150 mil assinaturas

O secretário-geral da Unasul, Ernesto Samper, assinou nesta terça-feira (9) o manifesto “Eleição sem Lula é fraude”, fazendo coro à reação nacional e internacional aos abusos praticados por parte do Judiciário para impedir que Lula seja candidato à Presidência da República.

O documento já ultrapassou a marca de 150 mil assinaturas em mais um esforço de parte da sociedade que não quer ver no impedimento de Lula a concretização da terceira fase do golpe!

Além de Samper, que já presidiu a Colômbia, outros três ex-presidentes também aderiram à campanha: Cristina Kirchner, da Argentina, Pepe Mujica, Uruguai, e Rafael Correa do Equador.

Essa não é a primeira vez que Samper se posiciona contra o golpe no Brasil. Em 2016, o secretário-geral da Unasul provocou a ira do governo golpista de Michel Temer ao questionar publicamente a retirada da presidenta eleita Dilma Rousseff e a legitimidade do interino.

Na época, Samper afirmou que o golpe expunha o Brasil internacionalmente, além de coloca-lo exposto a sanções internacionais, incluindo da Unasul.

Artistas, intelectuais, lideranças nacionais e internacionais

Já assinaram o manifesto o filósofo norte-americano Noam Chomsky, o escritor Raduan Nassar, Chico Buarque, o economista Luiz Carlos Bresser, a deputada Manuela D’Ávila, o líder do MTST Guilherme Boulos, Gregório Duvivier, o diplomata Celso Amorim, o ator Wagner Moura, a atriz Marieta Severo, o senador Roberto Requião (PMDB), a sambista Beth Carvalho, a escritora Pilar Del Rio, o líder do MST João Pedro Stédile, o coordenador da CUT Vagner Freitas, a coordenadora da Marcha Mundial de Mulheres Nalu Faria, a psicanalista Cecília Boal, o cineasta Kleber Mendonça, dentre outros milhares.

Mais uma vez o povo dá uma manifestação de resistência e reconhecimento de que as políticas sociais do ex-presidente – agora exterminadas pelo presidente usurpador – mudaram a vida dos brasileiros.

O manifesto, somado ao sucesso das caravanas, acompanhadas por milhares de brasileiros ao longo de 2017, além das pesquisas que mostram Lula como o candidato preferido dos brasileiros. E na jornada de lutas de janeiro mais uma vez milhões sairão às ruas em defesa de Lula.

Da Redação da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast