Secretário geral fala sobre sistema político a jornal sul-coreano

O deputado Geraldo Magela foi entrevistado pelo jornal Hankook Ilbo, da Coreia do Sul

Secretário Geral Nacional do PT

magelasulcoreia

O jornalista Lee Dong-Hyen, com a intérprete Wy Sun, entrevista secretário geral do PT, Geraldo Magela

O secretário geral nacional do PT, deputado Geraldo Magela (PT-DF), concedeu entrevista na manhã desta quinta-feira (11) ao jornalista Lee Dong-Hyeon, do jornal sul-coreano Hankook Ilbo – The Korea Times, um dos maiores periódicos daquele país. A entrevista ocorreu na sede nacional do PT, em Brasília.

O jornalista realiza uma série de pesquisas e reportagens a respeito do sistema político de diversos países, entre eles o Brasil, cujo modelo de presidencialismo com um parlamento bicameral (Câmara e Senado), segundo ele, chama a atenção da opinião pública na Coreia do Sul.

Lá o sistema também é presidencialista, porém o parlamento é composto por um congresso unicameral. Existe atualmente um debate entre sul-coreanos em torno da mudança do sistema de governo.

Durante a entrevista, Magela abordou as vantagens e as desvantagens do nosso modelo e também explicou ao repórter o funcionamento das duas casas legislativas, o relacionamento entre o governo federal e o Legislativo e a atuação dos partidos políticos brasileiros.

O secretário geral do PT falou sobre o período político após a ditadura militar, que governou o Brasil por 20 anos, e a criação dos vários partidos políticos que sucederam ao longo período em que imperou o bipartidarismo no país.

Magela analisou ainda alguns modelos políticos de países que ele conheceu durante o período em que presidiu a Confederação Parlamentar das Américas (COPA), entidade que congrega deputados e senadores do continente.

O  petista aproveitou para falar sobre a proposta de reforma política defendida pelo PT e a questão dos financiamentos privado e público das campanhas eleitorais e como isso afeta o comportamento político no País, além da influência do financiamento privado no aumento dos casos de corrupção eleitoral.

Da Redação da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast