Segurança para posse de Dilma terá 4 mil agentes

Polícia do DF estima 200 mil pessoas no evento e todos serão revistados. Solenidade começa às 14h30 do dia 1º de janeiro

O esquema de segurança montado para a posse presidenta reeleita pelo Partido dos Trabalhadores, Dilma Rousseff, envolverá quatro mil agentes das políticas Federal, Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Forças Armadas e do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF).

O projeto foi testado no último domingo (28), durante o ensaio para a posse promovido pelo cerimonial da Presidência da República. O trabalho de segurança dos agentes será efetuado no gramado da Esplanada dos Ministérios, no alto dos prédios e em helicópteros.

Durante todo trajeto no Rolls-Royce aberto, Dilma deverá ser escoltada por motociclistas e agentes de segurança a pé e a cavalo. Além disso, serão montadas barreiras de controle para proteger a pista por onde passará o carro presidencial.

De acordo com o esquema de segurança montado para o evento, o acesso do público ao local da posse poderá ser feito, apenas, a pé pela Catedral Metropolitana de Brasília e pela Rodoviária do Plano Piloto.

Segundo a Polícia Militar, a expectativa de público no local é de 200 mil pessoas. O Partido dos Trabalhadores, no entanto, trabalha com expectativa de 30 mil pessoas. Todos os participantes da posse deverão ser revistados pelos agentes de segurança.

O trânsito do local será completamente bloqueado a partir das 18 horas desta quarta-feira (31). A partir das 12 horas, será proibido estacionar no Eixo Monumental entre a rodoviária e o balão da L4, que dá acesso ao Palácio do Planalto. A via será liberada por volta das 23 horas do dia da posse.

Programação – A posse está prevista para começar às 14h30 do dia 1º de janeiro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. A presidenta Dilma se deslocará, em carro aberto, da Catedral Metropolitana de Brasília ao Congresso Nacional.

Na chegada, Dilma e o vice-presidente Michel Temer serão recebidos pelo presidente do Congresso e o presidente da Câmara dos Deputados. No plenário do Congresso, será feita a assinatura do Termo de Posse.

Em seguida, por volta das 16h30, a presidenta seguirá para o Palácio do Planalto, onde fará pronunciamento à nação. Depois a fala no parlatório, será feita a cerimônia de nomeação dos ministros, no Palácio do Planalto.

Além da programação oficial, o Partido dos Trabalhadores oferecerá diversas apresentações culturais aos militantes. Em um palco montado no gramado atrás da Alameda dos Estados, na Esplanada dos Ministérios, a banda feminina de percussão Maria Vai Casoutras, o rapper brasiliense Gog e a cantora Alcione se apresentarão das 11h às 13h.

Ao sair do Palácio do Planalto para o jantar no Itamaraty, às 18h30, Dilma será conduzida até à altura do palco pelas baterias das escolas de samba Acadêmicos da Asa Norte e da Associação Recreativa Unidos do Cruzeiro (ARUC), ambas da capital federal.

O dia da posse deverá ser encerrado com show da cantora Ellen Oléria, previsto para começar por volta das 18h30. Os militantes poderão acompanhar todo o circuito cumprido pela presidenta através de telões instalados tanto na Praça dos Três Poderes, quanto nas proximidades do Congresso Nacional.

Por Mariana Zoccoli, da Agência PT de Notícias