Sem adesão nas redes, protestos ganham incentivos da mídia

Grandes grupos de comunicação disponibilizam meios para buscar ampliar o alcance dos protestos marcados para hoje

g1

Na página do G1, a imagem fala por si. Portal culpa a chuva pela baixa adesão ao protesto em Manaus (AM)

Os protestos marcados para este domingo ganharam pouca adesão nas redes sociais, espaço que serviu como principal meio de mobilização para os protesto de 15 de março. Apesar disso, a mídia tradicional tenta dar fôlego às manifestações ao incentivar a participação da população e fornecer meios para dar visibilidade às marchas convocadas para este domingo (12).

O Portal G1, das organizações Globo, divulga, desde cedo, reuniões em algumas das principais capitais. Às 9h47, o site informou, por exemplo, que haviam cerca de 1,2 mil pessoas concentradas na Esplanada dos Ministérios em Brasília Em Brasília. “A PM estima que o número de pessoas na Esplanada aumentou para 1200. A polícia informou que o público está aumentando”, comemorou.

Dez minutos depois, às 9h57, a informação foi atualizada. “A PM do DF atualizou o número de manifestantes em Brasília e informou que já chega a cerca de 2000 pessoas”.

Na Globo News, do mesmo grupo de comunicação, repórteres espalhados por diversas cidades tentam atribuir volume aos protestos, apesar das imagens transmitidas demonstrarem a pouca adesão ao movimento.

No Uol, um WhatsApp foi criado para que manifestantes enviem recados e fotografias de suas participações nas manifestações.

“Hoje, a expectativa é que milhares de pessoas voltem a se manifestar pelo Brasil. E você, o que pensa sobre o futuro do país? Se pudesse mandar uma mensagem para todos os brasileiros, o que você diria?”, diz o convite à rede.

Na página da revista Veja, a publicação convida os internautas a acompanhar a cobertura em “400 cidades”.

“Acompanhe a nova rodada de manifestações contra o governo e a corrupção em mais de 400 cidades espalhadas por todas as regiões do país”, diz o texto panfletário.

Da Redação da Agência PT de Notícias

PT Cast