Semana da Consciência Negra tem atos por todo o Brasil

Valorização da cultura negra e da luta contra o racismo e por igualdade é celebrada neste dia 20 de novembro, com atos ao longo da semana

Lula Marques

Marcha das mulheres negras em Brasília em 2015

O Dia da Consciência Negra é celebrado todo 20 de novembro, em homenagem a data em que morreu Zumbi dos Palmares, que liderou uma das mais importantes resistências contra a escravidão no Brasil. Mais do que lembrar a memória de Zumbi, a data oficializada por Dilma Rousseff em 2011 é um momento de valorização da cultura negra e dos séculos de luta contra o racismo, que até hoje perdura no Brasil.

Ao longo da semana, acontecem manifestações em todo o país, com atos políticos, eventos culturais e debates. Em São Paulo, a XV Marcha da Consciência Negra acontece a partir das 13h no vão livre do MASP. Na USP, o II Encontro de Educação, Negritude e Relações Étnico-Raciais será realizado nos dias 22 e 23 de novembro.

Em Salvador haverá marcha a partir das 14h no bairro de Campo Grande, na Praça da Sé. Lá também acontece a Alvorada dos Ajás, que na edição desse ano homenageia a memória do capoeirista Moa do Katendê, assassinado em um crime de ódio.

No Mato Grosso do Sul, a Assembleia Legislativa do estado irá homenagear personalidades reconhecidas pela luta de combate ao racismo e da promoção da igualdade racial com a comenda Zumbi dos Palmares. No Rio Grande do Norte, a Câmara Municipal de Natal presta homenagem similar às personalidades locais a partir das 18h.

Em Goiás, a IV edição do projeto Ecoar das Vozes acontece nesta terça-feira (20), das 9h às 21h na Vila Cultural Cora Coralina, e tem o objetivo de evidenciar o protagonismo da comunidade negra na luta contra o racismo.

Para o secretario nacional de combate ao racismo do PT, Martvs Chagas, “esse momento, mais do que nas outras marchas, é um momento de extrema resistência, porque a gente sabe muito bem o que virá nos próximos anos para o movimento negro”.

“Nesse 20 de novembro, muito mais do que celebração a palavra é resistência, muito mais do que comemoração, será preparação para a luta, e os atos estão resistindo em todo o país”, acrescentou o secretário.

Martvs ainda disse que “os atos em todo o Brasil vão ser monitorados para que eles aconteçam na mais tranquila ordem, para que o direito à manifestação possa estar valendo durante todo o dia 20 de novembro”.

Da redação da Agência PT de notícias