Seminário em BH discute golpe e desconstrução do Estado Democrático

Evento será realizado no dia 20 de outubro, em Belo Horizonte, e contará com “time de excelência” do PT, como Emir Sader, Marco Aurélio Garcia e Sérgio Nobre

O Partido dos Trabalhadores e a Central Única dos Trabalhadores (CUT) de Minas Gerais promoverão, com o apoio da Fundação Perseu Abramo e do PT-MG, no dia 20 de outubro, o seminário “O Golpe e a Desconstrução do Estado Democrático de Direito” em Belo Horizonte (MG).

O evento acontecerá na Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), para discutir o golpe instituído no Brasil, suas consequências na vida do povo, na democracia e no contexto da geopolítica.

A programação começa com abertura às 9h30 e mesa com o tema “O golpe no Brasil e o impacto na política de integração regional, na democracia e nos direitos dos trabalhadores”, às 10h.

Os expositores dessa primeira etapa serão Ricardo Berzoini, ex-ministro da Secretaria Geral do Governo Dilma; Sérgio Nobre, secretário-geral da CUT; Iole Ilíada, vice-presidente da Fundação Perseu Abramo; e Rogerio Correia, deputado estadual líder do bloco Minas Melhor.

Às 14h, será iniciada a mesa “A relação e as consequências do golpe com a crise econômica mundial: a reorganização do capitalismo, o fator petrolífero e os ataques aos Estados democráticos”.

No período da tarde, os expositores serão Emir Sader, cientista político; Samuel Pinheiro, embaixador e ex-secretário-geral do Ministério das Relações Exteriores no governo Lula; José Maria Rangel, coordenador nacional da Federação Única dos Petroleiros; e Marco Aurélio Garcia, assessor especial da Presidência da República para assuntos internacionais dos governos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da presidenta Dilma Rousseff.

Argumentos e razões do golpe

As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas pela internet. O seminário é aberto para a população, com foco na militância, sindicalistas e estudantes.

Segundo a vice-presidenta do PT e organizadora do evento, Gleide Andrade, foram selecionadas para o evento pessoas que formam um time “de excelência” que o PT tem nessas áreas para trazer esse debate para a militância.

gleide andrade3

Gleide Andrade, vice-presidenta do PT e organizadora do seminário

Num país onde a mídia é monopolizada e, além disso, está a serviço da mentira, vamos levar à população e sobretudo à militância, o que este golpe efetivamente implica diretamente na vida do cidadão, as perdas de diretos, a entrega do pré-sal e a ruptura com a democracia, tão cara à população brasileira”, explica vice-presidenta do partido.

“O golpe não acontece de maneira isolada no Brasil. Existe o avanço mundial da direita, mas existe um movimento muito organizado da direita nos países latino-caribenhos. A direita que avança com Macri na Argentina, com o embargo à Venezuela e Bolívia”, exemplifica Gleide.

Serviço:

Seminário “O Golpe e a Desconstrução do Estado Democrático de Direito”
Dia: 20 de outubro de 2016 à partir das 9h30
Onde: Plenário da Assembléia Legislativa de Minas Gerais