Seminário mobiliza petistas na luta contra desmonte da Previdência

Evento do PT na Câmara reuniu vereadores, prefeitos, deputados e dirigentes do PT de todo o País para impulsionar mobilização contra proposta do golpista Temer

Lula Marques/Agência PT

Seminário do PT na Câmara debate desmonte da Previdência com vereadores, prefeitos, deputados estaduais e federais, senadores, gestores e dirigentes do Partido dos Trabalhadores de todo o País

Com o intuito de mobilizar a população para a luta contra o desmonte da Previdência proposto pelo governo ilegítimo de Michel Temer, a Bancada do PT na Câmara promoveu, nesta quinta-feira (9), um seminário em Brasília (DF) que reuniu vereadores, prefeitos, deputados estaduais e federais, senadores, gestores e dirigentes do Partido dos Trabalhadores de todo o País.

“A luta contra o desmonte da Previdência Social não pode se restringir ao Congresso Nacional, ela tem que abranger todo o povo brasileiro, em cada município”, afirmou o líder do PT na Câmara, deputado Carlos Zarattini (SP) na abertura do evento.

O encontro, na avaliação do líder, ajuda nesta mobilização e na conscientização dos trabalhadores sobre os retrocessos previstos na reforma.

“Temos que acelerar a mobilização em todo o País. Estamos avançando para além das fronteiras da Câmara porque precisamos derrotar essa proposta cruel contra os trabalhadores ainda na comissão especial que discute o tema”, reforçou Zarattini.

Ele lembrou que a intenção da base do governo é a de apreciar a proposta, em plenário, na segunda quinzena de maio.

O presidente nacional do PT, Rui Falcão, participou da abertura do evento e afirmou que derrotar a reforma da Previdência significará “desmoronar a política recessiva do governo Temer”.

Presidente do PT, Rui Falcão, faz análise de conjuntura sobre o desmonte da Previdência durante Seminário do PT na Câmara

“Se derrotarmos essa proposta, que afeta cruelmente os trabalhadores brasileiros, vamos animar a militância e demonstrar a setores que hoje são refratários ao PT de que o partido está do lado certo, defendendo o Brasil ao lado do povo brasileiro”, completou.

O deputado Décio Lima (PT-SC), líder da Minoria no Congresso, também participou da mesa de abertura do evento e disse que o combate à reforma da Previdência é dentro do Congresso, mas enfatizou que essa árdua tarefa precisa do apoio das ruas. Por isso, vereadores e deputados estaduais precisam mostrar a dor e a dureza dessa proposta do governo golpista, feita para privilegiar o sistema financeiro e os rentistas.

“A grande indagação nesse momento é qual é o partido que vai ter a capacidade de defender a classe trabalhadora brasileira do campo e da cidade. E o partido que tem a maior capilaridade para fazer esse enfrentamento é exatamente o PT”, afirmou.

Para a líder do PT no Senado, Gleisi Hoffmann (PT-PR), o seminário é importante pois ajuda a democratizar as informações sobre a proposta perversa do governo ilegítimo, para organizar a luta em todo o País.

“A população é contra; nós somos contra. Vamos fazer um bom debate com a sociedade e ganharmos essa causa”, afirmou, lembrando que no Dia Internacional da Mulher, militantes e parlamentares foram às ruas e deram o seu recado.

“As mulheres, que serão as mais atingidas pela reforma disseram claramente que são contra qualquer retirada de direitos”.

Para senadora Gleisi, encontro ajuda a democratizar as informações sobre a proposta perversa do governo ilegítimo

Na avaliação do líder da Minoria no Senado, senador Humberto Costa (PT-PE), o principal trabalho a ser feito para derrotar a reforma é na base dos parlamentares nos estados e municípios. Por isso, defendeu o combate do desmonte da Previdência nas ruas e nas redes sociais.

“Tenho certeza de que da forma como a proposta foi apresentada, com tantos retrocessos, com tamanho prejuízo para os trabalhadores, ela não passa”, avaliou.

Comissão Especial

O deputado José Mentor (PT- SP), um dos representantes do PT na comissão especial que discute a reforma, participou da mesa de abertura do evento e fez relato dos trabalhos do colegiado.

Ele citou o rolo compressor da base do governo, que tentou impor uma agenda acelerada, já querendo que o relatório fosse apresentado no dia 16 de março. Mentor falou da grande resistência do PT e dos partidos de oposição, que obrigou os governistas a recuarem.

“Conseguimos incluir quatro novas audiências públicas, ampliando novos temas para debates. Com isso, além de esticar o prazo para a apresentação do parecer, conseguimos garantir um dos debates sobre as mulheres, principais prejudicadas com a reforma e sobre o cálculo atuarial, que é onde o governo diz que tem déficit, mas não cita os dados no qual se baseou”, explicou.

Segundo o líder da Minoria na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE), o desmonte na Previdência afeta a vida das pessoas e eles precisam saber o que significa e quais as consequências dessa mudança de regras.

Deputado José Guimarães durante seminário do PT na Câmara sobre desmonte da Previdência

“Mais de 70% das pessoas que vivem nos pequenos municípios têm a receita vinculada à aposentadoria, elas dependem da Previdência Social para sobreviver. Mudar as regras, inviabilizar a aposentadoria para esses trabalhadores vai afetar a sobrevivência de milhares de cidades”, alertou.

Guimarães defendeu ainda a mobilização concentrada na base eleitoral dos deputados e senadores para que eles votem contra o desmonte da Previdência.

Do PT na Câmara

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast