Senador denuncia acordo de Temer e Cunha com empresários da Fiesp

Hélio José, do partido de Cunha e Temer, ainda não sabe se votará pelo impeachment, mas garante: um eventual mandato do vice já está comprometido

Senador Hélio José (PMDB-DF) (Foto: Pedro França/Agência Senado)

O senador do PMDB do Distrito Federal, Hélio José, afirmou que o vice-presidente, Michel Temer, já fez pacto com o presidente da Câmara, Eduardo Cunha, e com empresários da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), antes mesmo de a discussão sobre o impeachment chegar ao Senado. “Ele teve que assinar compromisso com bandidos do Cunha e pessoal do grande empresariado”, disse, em entrevista a blogueiros.

Hélio José fez esta denúncia ao comentar que está ainda indeciso sobre o voto contra ou a favor do afastamento da presidenta Dilma Rousseff: “Não quero correr risco de fazer e depois me arrepender (…) Não será uma posição ‘Maria vai com as outras’”.

Um dos motivos da indecisão do senador é justamente o projeto que seria implementado em um eventual governo Temer. “Se o Temer pudesse assumir um programa nosso, do PMDB, seria ótimo”. No entanto, por conta dos compromissos já firmados com o setor empresarial e aliados de Cunha, isto não seria possível, avalia José.

“Acho que vão chorar lágrimas de sangue para o PT voltar daqui a dois anos. Quando precisar tirar os benefícios – vai ser isto que vai acontecer – não tem chance de melhora (…) Quando o governo estiver arrochando todo mundo, quero ver este povo na rua defendendo Temer e Cunha”, afirmou.

Para ele, a “dor no calcanhar” de cortes no Estado de bem-estar social “vai subir no coração”. O senador avaliou ainda que a votação do dia 17 na Câmara foi desonesta: “teve gente cuspindo no prato que comeu”.

Clique abaixo para ouvir a entrevista completa:

No Senado, já foi lançado o Comitê pró-Democracia para trabalhar para barrar o golpe e esclarecer a opinião pública sobre os riscos do impeachment de Dilma Rousseff.

O comitê é formado por integrantes da Frente Brasil Popular, da Comissão Justiça e Paz, da Conferação Nacional dos Bispos do Brasil, pelo Movimento Nacional de Direitos Humanos, senadores e sindicatos. No ato de lançamento, estavam presentes os senadores Paulo Paim (PT-RS), Fátima Bezerra (PT-RN), Gleisi Hoffmann (PT-PR), Douglas Cintra (PTB-PE), Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) e Lindbergh Farias (PT-RJ).

Da Redação da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast