Senadores pedem à PGR investigação de esquema golpista de Jucá

Grupo de 14 senadores pediu à Procuradoria Geral da República apuração da articulação para derrubar a presidenta e barrar Operação Lava Jato

Foto: Roque de Sá/Agência Senado

Um grupo de 14 senadores — do PT, PCdoB, PDT e PPS — entregaram nesta terça-feira (24) representação à Procuradoria Geral da República (PGR) pedindo que seja investigado até que ponto Romero Jucá, ex-ministro do Planejamento do governo golpista de Michel Temer, obstruiu a Operação Lava Jato e, assim, atuou para afastar a presidenta eleita, Dilma Rousseff.

Além disso, os senadores que resistem contra o golpe também pediram que Jucá seja impedido de retornar ao ministério. Jucá foi exonerado após o vazamento de conversa telefônica com Sergio Machado, ex-presidente da Transpetro, em que aparece articulando para derrubar Dilma.

A representação solicita também que, mesmo retomando o cargo de senador, Jucá seja impedido de frequentar lugares, ter contato com pessoas ou, usar sua função de parlamentar para criar quaisquer obstáculos ao andamento da Operação Lava Jato.

“Na conversa, o senador Romero Jucá afirma que seria necessária a ‘articulação de uma ação política’ que, inclusive, contaria com a aquiescência da Suprema Corte, para afastar a senhora Presidente da República do exercício da chefia do Poder Executivo”, diz o texto da representação entregue à PGR.

“O que ainda se observa é a inominável forja de ambiência institucional e mobilização da opinião pública propícias a desestabilização e derrubada de um governo legítimo.”

Os senadores ressaltam ainda que a conversa não deixa dúvida de que a articulação previa sumbeter “a Senhora Presidente da República à expiação, para que, amainada a ira cívica, se contivesse a sangradura do estamento político”.

Acesse aqui a íntegra da representação.

Da Redação da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast