Sergei Soares: Um País mais igualitário, sim

Presidente do Ipea rebate contestação de colunista da Folha de S.Paulo sobre dados de desigualdade social no Brasil

Sergei Soares

Soares: desigualdade no Brasil diminuiu, e muito, em relação ao passado e a outros países

Em artigo publicado na Folha de S.Paulo, o jornalista Clóvis Rossi afirmou que os dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada sobre a diminuição da desigualdade no Brasil não estavam corretos. Segundo Rossi, a renda dos muito ricos e, principalmente, a renda do capital são subestimadas pelas pesquisas domiciliares levadas a cabo pelo Ipea.

“É tão improvável que a desigualdade no Brasil esteja aumentando quanto um termômetro apontar 40 graus quando não há febre”, rebateu, também na edição deste domingo da Folha, o economista Sergei Soares, presidente do Ipea.

Segundo Soares, comparações no tempo entre pesquisas domiciliares idênticas mostram que a desigualdade aumenta em quase todo o mundo, mas cai no Brasil. “Ou seja, o mesmo instrumento revela tendências distintas entre o que ocorre no Brasil e na maior parte dos países”, conclui.

O presidente do Ipea lembra que os salários como porcentagem do PIB estão aumentando desde 2003. Logo, argumenta, se em 2004 a massa salarial era equivalente a 39,3% do PIB, em 2009, havia subido para 43,6%.

“Como o rendimento do capital está de fato diminuindo como porcentagem do PIB, a única explicação para um aumento da desigualdade total seria uma brutal concentração dos rendimentos do capital em cada vez menos mãos. Nada indica que isto esteja acontecendo”, escreveu Sergei Soares.

Leia a íntegra do artigo: http://migre.me/jQbe7

Da Redação da Agência PT de Notícias