Sindicalistas dos EUA fazem protesto contra prisão de Lula

Maior congregação de sindicatos dos Estados Unidos promoverá ato em frente a embaixada brasileira na segunda-feira (23)

Ricardo Stuckert

Lula nos braços do povo em São Bernardo do Campo

A maior congregação de sindicatos dos EUA, a AFL-CIO (American Federation of Labor – Congress os Industrial Organizations), promoverá na próxima segunda-feira (23), às 12h (local) em frente à embaixada brasileira em Washington, uma manifestação contra a prisão política do ex-presidente Lula e em defesa de sua libertação.

A convocação para a mobilização lembra que Lula é preso político desde o dia 7 de abril e conclama sindicatos e defensores da democracia para um dia global de protesto pela liberdade do ex-presidente.

“Desde pelo menos 2014, Lula tem sido objeto de táticas agressivas e investigações ilegais por parte de um juiz federal. Apesar da Constituição brasileira garantir que todos devem ser mantidos livres até a última apelação nas cortes superiores, o mesmo juiz que liderou as investigações e presidiu o julgamento, ordenou a prisão e detenção de Lula”, afirma o texto da organização sindical.

“A perseguição, a condenação e a detenção de Lula são mais do que uma violação de seus direitos humanos. Eles são uma manobra política desonesta para impedi-lo de concorrer à presidência nas eleições de outubro de 2018. Ele tem liderado todas as pesquisas sobre as próximas eleições e não podemos permitir que ele seja barrado e o Brasil sofra outra negação da democracia”.

Segundo a convocação, “dada a inocência e a falta de provas, Lula se entregou às autoridades de Curitiba. No Brasil e no mundo, sindicalistas de direitos humanos e democracia estão mobilizando apoio para Lula e democracia no Brasil”.

AFL-CIO calls out all supporters of democracy and political freedom to show support to President Lula in the Brazilian…

Publicado por Defend Democracy in Brazil em Sexta, 20 de abril de 2018

Da Redação da Agência PT de notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast