Sisutec abre hoje inscrições para 289 mil vagas

Nesta edição o programa vai oferecer 20% a mais de vagas em cursos técnicos do que em 2013

Começam nesta segunda-feira (21) as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnologia (Sisutec), do governo federal. Nesta edição serão ofertadas 289.341 mil vagas em cursos técnicos. O número representa um aumento de 20% em relação ao segundo semestre de 2013, quando foram oferecidas 230.790 mil vagas. A inscrição é gratuita e deve ser feita até o dia 25, no site do programa.

Podem se inscrever  estudantes que participaram da edição de 2013 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e obtiveram nota superior a zero na redação. Por meio do sistema, universidades e instituições públicas e privadas de ensino superior e de educação profissional e tecnologia ofertam vagas gratuitas em cursos técnicos em áreas como gestão e negócios, comunicação, logística, segurança do trabalho e enfermagem.

Segundo as regras do sistema, 85% das vagas serão destinadas a candidatos que cursaram o ensino médio em escolas da rede pública de ensino ou como bolsistas integrais em escolas privadas. Além disso, o sistema obedece a Lei de Cotas e conta com reserva de 50% das vagas em instituições federais a estudantes que cursaram o ensino médio em escolas públicas, oriundos de famílias com renda igual ou inferior a um salário mínimo e meio por pessoa e a negros, pardos e indígenas.

O resultado da primeira chamada será divulgado no próximo dia 29, na internet. Os candidatos selecionados deverão efetuar a matrícula nas instituições de ensino do dia 30 de julho a 1º de agosto. A segunda chamada do Sisutec será divulgada no dia 5 do próximo mês e as matrículas deverão ser realizadas de 6 a 8 de agosto.

As vagas remanescentes serão preenchidas em ordem de inscrição, de 11 a 20 de agosto, por candidatos que cursaram o ensino médio, independentemente do Enem. Os estudantes selecionados terão dois dias para efetivar a matrícula nas instituições.

 

Por Victoria Almeida, da Agência PT de Notícias.

PT Cast