SNAI prioriza o legado do modo petista de governar

Primeiro Fórum dos Secretários Estaduais de Assuntos foi organizado pelo deputado José Guimarães e contou com a presença de Gleisi Hoffmann

Lula Marques/Agência PT

Senadora e presidnete do PT, Gleisi Hoffmann e o Deputado José Guimarães durante reunião com secretários estaduais das SNAIS estaduais

A Secretaria Nacional de Assuntos Institucionais (SNAI) do PT promoveu neste domingo (1º), o primeiro Fórum dos Secretários Estaduais de Assuntos Institucionais do Partido, em Brasília. O evento foi organizado pelo deputado e secretário José Guimarães e contou com a presença da presidenta Gleisi Hoffmann (PT-PR), que participou da reunião com dirigentes de 14 estados.

Os temas principais dos debates foram sobre a relação política da SNAI com os prefeitos e a conjuntura política nacional. Para Guimarães, é necessário que haja um esforço coletivo para a reconstrução da SNAI.
O deputado avalia que é preciso resgatar o ciclo exitoso das políticas públicas protagonizadas pelas gestões petistas nas últimas décadas.

“Precisamos rearticular os nossos prefeitos a fim de reconstruirmos o modo petista de governar”, afirmou Guimarães.

Há consenso de que a SNAI trabalhará para aproximar os mandatos do partido e vice-versa; estimular a formação com a Escola Nacional de Formação do PT (ENFPT); além de recuperar o legado do modo petista de governar. O Grupo de Trabalho Eleitoral 2018 (GTE) também é um dos eixos de atuação da secretaria.

Todos os dirigentes estaduais destacaram que o PT se “institucionalizou demais”, e que um dos papéis dos prefeitos é o de “disputar ideologicamente a hegemonia na sociedade”.

Entre as ações já em execução em alguns estados, como Santa Catarina, está a regionalização do trabalho das secretarias estaduais de articulação institucional. Reuniões de formação e fóruns de debates com prefeitos e vereadores já acontecem em diversas regiões do País, conforme o relato dos secretários estaduais.

Alguns fóruns nos estados já estão agendados para os próximos meses, como são os casos de Minas Gerais e Rio Grande do Sul.

Senadora e presidnete do PT, Gleisi Hoffmann e o Deputado José Guimarães durante reunião com secretários estaduais das SNAIS estaduais

Em defesa de Lula

A presidenta Gleisi Hoffmann enfatizou aos participantes do encontro que é imprescindível a defesa do ex-presidente Lula. “A sentença contra Lula não tem base legal, não há provas, dizem 122 juristas renomados no País”, explicou Gleisi.

Para a senadora, não existe “plano B ou C, e, sim, plano L, o plano Lula”, avisou a presidenta, ao justificar que deve ser garantida a candidatura de Lula em 2018, caso contrário, trata-se de um golpe.

Participaram do Fórum no domingo dirigentes das secretarias estaduais do Mato Grosso, Pernambuco, Alagoas, Ceará, Bahia, Paraná, Pará, São Paulo, Rio Grande do Sul, Amazonas, Goiás, Minas Gerais e Santa Catarina.

Senadora e presidnete do PT, Gleisi Hoffmann e o Deputado José Guimarães durante reunião com secretários estaduais das SNAIS estaduais

Encontro de prefeitos acontece nesta semana

Nesta segunda-feira e terça-feira haverá o Encontro de Prefeitos, Prefeitas e vices do PT em Brasília.
O evento é organizado pela SNAI, pela (ENFPT), pelas Lideranças do PT na Câmara e no Senado, Fundação Perseu Abramo e PT.

Acompanhe a página do evento. 

Por Carlos Leite

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast