Só com democracia construiremos uma nação justa, diz Dilma

Na Brown University, nos Estados Unidos, Dilma denunciou a agenda neoliberal de Temer, que ameaça cada vez mais aos brasileiros

Nos EUA, Dilma denuncia o golpe de 2016

A presidenta eleita Dilma Rousseff participou, nesta segunda-feira (10), de palestra sobre os desafios da democracia no Brasil, na Brown University, nos Estados Unidos. Com a participação do brasilianista James Green, Dilma denunciou o golpe no Brasil e ressaltou que as políticas sociais implantadas pelo PT estão cada vez mais ameaçadas com o governo golpista de Michel Temer.

“Eu vivi dois golpes. Durante a ditadura, fiquei três anos na prisão, onde havia muita tortura.  Mas o golpe militar está fora de moda e sofri o golpe parlamentar, que é completamente diferente. Ele tem outras características, como traição e suborno, e utiliza o impeachment para tirar o presidente eleito do poder”, diz.

Segundo Dilma, a emenda constitucional 55, proposta e sancionada pelo golpista Michel Temer, que congela a saúde e a educação é uma grande ameaça aos brasileiros e brasileiras, principalmente os mais pobres.

“Essa camisa de força que é a emenda 55 não permite saber como eles vão fracionar o orçamento. Essa emenda fere a Constituição e é claramente antidemocrática, porque tira os pobres do orçamento e tira toda a população desta decisão”, explica.

Avanços no governo petista

Para a presidenta eleita, a desigualdade deve ser combatida “com renda e acesso a oportunidades” e foi justamente isso que os governos do PT fizeram. Dilma lembra que, em 2014, foram criados 20,6 milhões de empregos formais e o Brasil teve a menor taxa histórica de desemprego.

“Nesse período, também expandimos a agricultura familiar e aumentamos o crédito subsidiado para os produtores. Nós melhoramos a alimentação fora das casas através da obrigação de refeições nas escolas”, lembra.

Segundo Dilma, o grande destaque foi o Bolsa Família, que complementou a rede de proteção social.. “O programa foi decisivo e deu certo porque era um sistema unificado, feito em cima de uma plataforma digital, com cadastros unificado”.

Além disso, lembrou a presidenta, é um programa focado nas mulheres. “Para receber o benefício, as mulheres grávidas deviam realizar o pré-natal, as crianças de zero a cinco anos deviam ser vacinadas, além de todas as crianças frequentarem a escola”.

Com esse sistema, a saúde no pré-natal aumentou em 50% e a mortalidade infantil reduziu 46%.

“O foco sempre tem que ser sempre nos mais pobres e, se você não começar por eles, a sua política fica comprometida”.

Por fim, Dilma ressaltou a importância da volta da democracia no Brasil, já que este é o único mecanismo que “viabiliza todas as transformações possíveis e efetivas no Brasil”. “Só assim vamos construir um país com uma nação justa e desenvolvida. E em 2018 temos um encontro com a democracia”.

A palestra faz parte de um “tour” de palestras e entrevistas de Dilma nos Estados Unidos, de 8 a 15 de abril. O cronograma inclui ainda eventos nas universidades Columbia e Princeton, além de uma entrevista no programa independente “Democracy Now”.

Veja o debate:

#AoVivo: Dilma faz a conferência "Os desafios da democracia no Brasil", em Brown University! Acompanhe!

Publicado por Dilma Rousseff em Segunda, 10 de abril de 2017

Da Redação da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast