SRI se prepara para o 20º Encontro do Foro de São Paulo

A Secretaria de Relações Internacionais do Partido dos Trabalhadores já está convocando o 20º Encontro do Foro de Paulo que este ano acontecerá entre os dias 25 a 29 de…

A Secretaria de Relações Internacionais do Partido dos Trabalhadores já está convocando o 20º Encontro do Foro de Paulo que este ano acontecerá entre os dias 25 a 29 de agosto, na cidade de La Paz, na Bolívia.

“Esse foro discutirá as principais políticas de governos, politicas organizativas dos partidos e de enfrentamento à globalização e ao neoliberalismo”, explicou a titular da SRI/PT, Mônica Valente.

Este mês, o Grupo de Trabalho, instância de coordenação do Foro de São Paulo — organização de partidos de esquerda da América Latina e Caribe –, se reuniu em Manágua, Nicarágua, para acertar os preparativos e o quadro político regional do 20º Encontro. “É a criação de um outro polo no mundo, mais democrático e popular que atenda os interesse da maioria do povo brasileiro e do povo da américa latina e do caribe”, ressaltou Mônica Valente.

Ela informou que a Secretaria também acompanhará, neste primeiro semestre, os encaminhamentos das eleições que ocorrerão na América Latina e no Caribe.
“As vitórias em cada um desses países fortalece a nossa política, que é um política que visa combater a globalização da maneira como ela é feita no mundo. Ou seja, combater o neoliberalismo, que é uma política que prejudica os povos”, destacou a secretária petista.

A tônica da reunião foi a preocupação com movimento de desestabilização promovido por forças de direita na América Latina, caso latente da Venezuela, mas também com manifestações de conteúdo similar na Argentina e mesmo no Brasil.

A reunião aprovou dois documentos: uma declaração final que aborda a série de temas políticos tratados e uma nota específica em solidariedade à Venezuela.

(Fabrícia Neves – Portal do PT)

PT Cast