Supercaça Grippen é atração na Esplanada dos Ministérios, em Brasília

Avião vai garantir a segurança aérea brasileira a partir de 2019, ao custo de mais de R$ 16 bilhões a frota de 36 unidades, das quais 15 unidades serão fabricadas no Brasil

Foto: Lula Marques/Agência PT

O supersônico Grippen NG, o avião que será responsável pela defesa aérea brasileira a partir de 2019, está sob visitação de turistas e brasilienses que passam pela Esplanada dos Ministérios, em Brasília. A exposição começou na quarta-feira (10) e termina neste domingo (14).

A maquete do super-caça, em escala natural e com três toneladas de peso, foi montada por técnicos da aeronáutica com apoio da fabricante, a sueca Saab, em comemoração aos 16 anos de criação do Ministério da Defesa.

É a primeira vez que o protótipo está aberto à visitação pública no Brasil. O Grippen é um projeto conjunto, desenvolvido por Suécia e Inglaterra.

O visitante pode observar no local da visitação algumas funcionalidades do Grippen, por meio do painel digital instalado na maquete, bem como os armamentos que equiparão a aeronave, inclusive o míssil A-Darter, desenvolvido pelo Brasil em parceria com a África do Sul.

Pelo contrato assinado com o fabricante, a Força Aérea Brasileira (FAB) receberá 36 aviões da Saab, pelo preço de US$ 5,4 bilhões (mais de R$ 16 bilhões).

A primeira aeronave deverá ser entregue em 2019 e a última, em 2024. Dois pilotos brasileiros já estão em treinamento com o avião desde novembro na Europa, para transferir aos colegas brasileiros o conhecimento sobre sua operação.

“O contrato envolve o treinamento de pilotos e mecânicos brasileiros na Suécia, apoio logístico e a transferência de tecnologia para indústrias brasileiras”, afirma nota da Força Aérea enviada à Agência PT de Notícias.

O programa de transferência de tecnologia, uma das exigências brasileiras para adquirir o modelo, vai dar ao Brasil condições de não ser apenas um comprador, mas também um fornecedor da aeronaves de combate de última geração, por meio da Embraer.

A transferência de tecnologia inclui a integração de hardware, software e sistemas aviônicos da aeronave. Dos 36, 15 serão fabricados no Brasil. Um modelo de dois lugares foi criado especialmente para a Força Aérea Brasileira.

O Gripen é um modelo monomotor, projetado para realizar diferentes missões ar-ar, ar-mar e ar-solo, sob quaisquer condições meteorológicas. É equipado com um avançado sistema de sensores e fusão de dados que proporcionam um quadro completo e preciso do cenário de guerra ao piloto. Com carga plena de combustível, chegará a qualquer ponto do país com velocidade de até duas vezes a do som.

 Por Márcio de Morais, da Agência PT de Notícias

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