Tarcisio Zimmermann

tarcisio.zimmermann@al.rs.gov.br
(51) 3210-1300

Filho de um casal de pequenos agricultores do interior de Santo Cristo, Tarcísio Zimmermann saiu ainda criança da casa dos pais para estudar no seminário da Ordem dos Missionários da Sagrada Família, em Santo Ângelo. Aos 12 anos, 11º filho de uma família de 13 irmãos, passou a conciliar os estudos com o trabalho como auxiliar de escritório e a militância na juventude do antigo MDB. Nesta época, deixou a Região Noroeste do Estado para residir na Capital. Em 1974, engajado no movimento estudantil, Tarcísio dividia seu tempo entre o trabalho na extinta Banrisul Processamento de Dados, o curso de Sociologia na UFRGS e a militância na Tendência Socialista do MDB. No final dos anos 70, participou do movimento de fundação do PT. Em 1989, já casado com Sílvia – sua ex-colega de universidade -, mudou-se para Novo Hamburgo, cidade que escolheu para criar os filhos, Mateus e Guilherme.

Sempre militando no PT, Tarcísio apoiou e ajudou a organizar sindicatos rurais e cooperativas em diversas regiões do Estado. No Vale do Sinos, dedicou-se às causas dos trabalhadores do calçado, atuando na formação e na organização sindical. Em 1998, elegeu-se deputado federal pela primeira vez, mas optou por aceitar o convite do então governador Olívio Dutra para assumir o comando da Secretaria do Trabalho, Cidadania e Assistência Social. Neste período, instituiu no Rio Grande do Sul o maior salário mínimo do país. Também criou alguns dos principais programas sociais do Estado, como o Primeiro Emprego, o Família Cidadã, o Qualificar RS e o Coletivos de Trabalho.

Em 2002, Tarcísio foi reeleito deputado federal com mais de 107 mil votos. Dois anos mais tarde, concorreu a prefeito de Novo Hamburgo e recebeu 30,56% dos votos válidos (42.324). Em 2006, foi eleito para o terceiro mandato como deputado federal, com mais de 106 mil votos. Em 2008, elegeu-se prefeito de Novo Hamburgo com 70.442 votos.

Como prefeito de Novo Hamburgo, tratou como prioridades Saúde, Educação, Habitação, Saneamento e Desenvolvimento Sustentável. Ficou, inclusive, em terceiro lugar no Estado no prêmio Prefeito Empreendedor, promovido pelo Sebrae. Na sua gestão, Novo Hamburgo foi considerada Cidade Cidadã, com o Programa CataVida, voltado à inclusão social dos catadores de resíduos. Tarcísio se destacou, ainda, na captação de recursos para investimentos na cidade: em quatro anos foram garantidos mais de R$ 1,2 bilhão para melhorias em diversas áreas. Conquistou o status de um dos mais importantes homens públicos e da política gaúcha por sua capacidade como gestor e de sua competência como trabalhador.

Em 2013, Tarcísio assumiu a presidência da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), conduzindo em diversas cidades do Estado importantes obras de ampliação de abastecimento de água e na instalação de sistemas de tratamento de esgoto.

Em 2014 foi eleito deputado estadual. Seu perfil de um homem trabalhador é um dos motivos para que busque, com o mandato, mais qualidade de vida para os gaúchos, assim como fez em toda sua trajetória política.