Tarso lembra criação do Prouni em encontro da Juventude

Jovens cumprimentaram governador pelo Passe Livre para estudantes

O governador Tarso Genro lembrou como foi a criação o Programa Universidade para Todos (Prouni), ao participar, na manhã de domingo (27), do Encontro Estadual da Juventude do PT, na sede da Adesbam, em de Porto Alegre.

A plateia se divertiu com a imitação que Tarso fez do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ao contar detalhes da criação da política, que já beneficiou mais de um milhão de estudantes de baixa renda, quando era ministro da Educação de Lula (2004-2005).

O governador convocou a militância para a campanha e reforçou a necessidade de eleger os candidatos proporcionais da coligação. “Vamos fazer barba, cabelo e bigode: eleger uma grande bancada na Câmara e na Assembleia e o Olívio senador da República”, conclamou.

O Passe Livre Estudantil foi lembrado pelo jovens como uma das principais conquistas da juventude durante a gestão de Tarso Genro. A demanda surgiu nas manifestações de junho do ano passado e foi atendida pelo governo. O Rio Grande do Sul foi o único estado brasileiro que respondeu com ações concretas os pedidos dos milhares de jovens que foram às ruas.

Além disso, os participantes do encontro lembraram que, em outros tempos, sofreram com a repressão policial em manifestações em Porto Alegre – e agradeceram ao governador pela mudança de postura da Brigada Militar nessas situações.

A recuperação da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) também mereceu elogios das lideranças jovens que discursaram no evento. A contratação de professores e funcionários, a inauguração do campus central em Porto Alegre e o aumento de investimentos na universidade foram algumas ações destacadas nas conversas.

Ele brincou com os participantes que cantavam “Pula, Tarso” e pulou junto com a juventude da Unidade Popular Pelo Rio Grande (que reúne PT, PTB, PCdoB, PPL, PTC, PR, PROS).

Da Redação da Agência PT de Notícias