Temer indica Moraes ao STF e reprovação é geral

Atual ministro da Justiça, filiado ao PSDB, pode assumir vaga deixada por Teori. Petistas, jornalistas, personalidades e internautas criticam escolha

Lula Marques/Agência PT

Golpista Michel Temer dando posse ao seu ministro da Justiça Alexandre de Moraes

Ecoaram nas redes sociais manifestações contra a indicação do atual ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, para ocupar a vaga no Supremo Tribunal Federal (STF).

O nome de Moraes, filiado ao PSDB, foi indicado pelo presidente golpista Michel Temer, nesta segunda-feira (6). Se aprovado pelo Senado Federal, ele substituirá o ministro Teori Zavascki, que morreu em um acidente aéreo em Paraty (RJ) no dia 19 de janeiro.

Para assumir a vaga, o golpista Alexandre de Moraes precisa antes ser sabatinado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado e, depois, aprovado pelos senadores.

O líder do PT na Câmara, deputado Carlos Zarattini (PT-SP), afirmou que o objetivo de Temer é proteger o seu governo em eventuais julgamentos que envolverem quadros pertencentes a ele.

Vale ressaltar que, caso Moraes se torne ministro do Supremo, ele será o revisor dos processos relacionados à Operação Lava Jato no plenário da Corte. O que significa que ele terá o papel de revisar as ações penais envolvendo deputados, senadores, ministros e até o presidente usurpador da República. Após a morte de Zavascki, o ministro Edson Fachin assumiu a relatoria dos processos da Lava-Jato.

“Não concordamos que um ministro do próprio governo, filiado a um partido da base, seja indicado para compor o STF quando se sabe que vários membros desse governo estão sob investigação e possivelmente serão julgados pela mesma corte”, afirmou Zarattini, que acredita haver nomes mais adequados e preparados para o cargo.

A deputada Maria do Rosário (PT-RS) concorda com seu colega de partido e considera a escolha de Moraes um “escárnio” e uma “vergonha”, servindo de “instrumento de blindagem de gente do governo Temer”.

Para o deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS), “o STF será ferido de morte” caso Moraes seja confirmado no Supremo.

“Um ministro golpista no STF é algo muito grave. Destrói o Estado Democrático de Direito. Não existindo segurança jurídica e institucional o País e todos nós passamos a viver os riscos de um Estado de exceção. Tudo é possível”, criticou.

“Alexandre de Moraes não reúne condições para ocupar uma vaga no STF”, denuncia o deputado Wadih Damous (PT-RJ).

Mas os petistas não foram os únicos a manifestar indignação com a escolha de Moraes para ocupar uma das mais altas cadeiras do Judiciário brasileiro.

A colunista de economia do jornal O Globo, Míriam Leitão, escreveu em sua coluna desta segunda (6) que Temer errou ao indicar Moraes, “pessoa tão próxima a ele e ao PSDB”.

“Temer foi citado na Lava-Jato, vários dos seus ministros também, alguns deles já estão sendo investigados. Esta não é a hora de escolher para o STF alguém da sua copa e cozinha e membro do PSDB”.

O comentarista de política da TV Gazeta, Bob Fernandes, também tratou do assunto, levantando suspeitas sobre as reais intenções de Temer, citado 43 vezes em delações na Operação Lava Jato, em indicar seu próprio ministro da Justiça para vaga no Supremo.

O cineasta Jorge Furtado declarou que a indicação de Alexandre Moraes para o STF é “a nova etapa do golpe”.

“Moraes, se aprovado (será aprovado) vai julgar o Temer, o Geddel, o Jucá, o Padilha e todos os seus colegas ladrões que compõem o governo golpista. E ninguém mais bate panela”, escreveu em seu perfil no Facebook.

Até mesmo o Centro de Acadêmico XI de Agosto, da Faculdade de Direito da USP, onde Moraes se formou, divulgou nota de repudio à sua recomendação ao STF.

“Moraes demonstrou ao longo de sua trajetória desrespeito a princípios fundantes da Carta Magna. São constantes declarações e posturas histriônicas e fortemente partidarizadas, o que definitivamente não lhe confere a ‘reputação ilibada’ exigida pelo cargo”.

O Centro Acadêmico ainda lançou uma petição online contra sua indicação.

No Twitter, o humorista Helio de La Peña e a ex-deputada pelo Psol do Rio Grande do Sul, Luciana Genro, pediram assinaturas para a petição contra Alexandre de Moraes.

O escritor Fernando Morais chamou o atual ministro da Justiça de “capinador de maconha e espancador de estudante” foi indicado pelo postiço para a vaga de Teori Zavascki no Supremo Tribunal Federal.

O líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), disse ser “preocupante” a indicação do ministro da Justiça para compor o Supremo Tribunal. Para Humberto, a escolha de Moraes é “ruim para o País” e atende a “interesses políticos”.

 

Muita gente que foi para a rua e para a sacada pedir o impeachment acreditou de verdade que estava combatendo a corrupçã…

Publicado por Jorge Furtado em Terça, 7 de fevereiro de 2017

 

O GOLPISTA TEMER INDICA TUCANO ALEXANDRE DE MORAES PARA VAGA DE TEORI NO STFAtendendo lobby do PSDB e sugere nome mais…

Publicado por Paulo Rocha em Segunda, 6 de fevereiro de 2017

 

 

Alexandre de Moraes não reúne condições para ocupar uma vaga no STF!Assista ao comentário de Wadih Damous. #SeriedadeNaPolítica#MandatoWD

Publicado por Wadih Damous em Segunda, 6 de fevereiro de 2017

 

 

INDIGNAÇÃO? A indicação de Alexandre de Moraes para o Supremo Tribunal Federal parece ter sido um gol de placa de…

Publicado por Ricardo Vale em Terça, 7 de fevereiro de 2017

 

o capinador de maconha e espancador de estudante foi indicado pelo Postiço para a vaga de teori zavascki no supremo tribunal federal. e segue o enterro.

Publicado por Fernando Morais em Segunda, 6 de fevereiro de 2017

 

 

BOB FERNANDES: PARA ESTANCAR A SANGRIA, TEMER INDICA ALEXANDRE DE MORAES PARA O STF O comentarista de política da TV Gazeta, Bob Fernandes, destacou o descalabro de Temer nas recentes indicações dele, Moreira Franco, citado 43 vezes em delações na operação Lava Jato e elevado à Secretaria Geral de Governo, pasta com status de ministério e o tucano Alexandre de Moraes para a suprema corte. Assista e compartilhe!#PelaDemocracia #NãoAoGolpe #ForaTemer #ePP

Publicado por Paulo Pimenta em Terça, 7 de fevereiro de 2017

 

O líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), disse ser “preocupante” a indicação do ministro da Justiça, Alexandre de…

Publicado por Humberto Costa em Segunda, 6 de fevereiro de 2017

 

 

Sempre pode ficar pior. Quando a comunidade jurídica pensava que não poderia ser mais negativamente surpreendida, eis…

Publicado por CartaCapital em Terça, 7 de fevereiro de 2017

 

ALEXANDRE MORAES NO STF É UMA IMORALIDADETemer quer nomear o seu ministro da Justiça para a vaga de Teori Zavaski no…

Publicado por Benedita da Silva em Segunda, 6 de fevereiro de 2017

 

 

Alexandre Moraes para o STF? É um escândalo! Sua militância advocatícia pregressa, sua incompetência manifesta no ministério. É golpe mesmo.

Publicado por Afonso Florence em Segunda, 6 de fevereiro de 2017

 

Indicação de Alexandre de Moraes para o STF é um escárnio!

Publicado por Lindbergh Farias em Segunda, 6 de fevereiro de 2017

 

 

A indicação de Alexandre de Moraes para ministro do Supremo Tribunal Federal na vaga aberta com a morte de Teori…

Publicado por Leonardo Sakamoto em Segunda, 6 de fevereiro de 2017

 

 

Confirmado: Alexandre de Moraes é o indicado de Michel Temer para substituir Teori Zavascki no STF. Leia mais: ow.ly/4xl0308JYG7 #BrasildeFato

Publicado por Brasil de Fato em Segunda, 6 de fevereiro de 2017

 

Indicação revela desprezo de Temer pela opinião pública, diz o jornalista

Publicado por Brasil 247 em Terça, 7 de fevereiro de 2017

 

Alexandre de Moraes* Ministro de Temer * Temer é citado 43 vezes na Lava-Jato* Temer indicada Moraes para a vaga que era de Teori Zavascki* Moraes vai ser o revisor da Lava-Jato#ForaTemer

Publicado por Erika Kokay em Terça, 7 de fevereiro de 2017

Da Redação da Agência PT

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast