Temer ouve ‘não’ de cinco mulheres sondadas para área cultural

Daniela Mercury é a quinta mulher a recusar convite para assumir secretaria de Cultura. Missão fracassada é da senadora golpista Marta Suplicy (PMDB-SP)

Foto: Paulo Pinto/Agencia PT

A cantora Daniela Mercury recusou o convite para assumir a secretaria de Cultura do governo golpista de Michel Temer (PMDB), de acordo com o jornal “Folha de S. Paulo”. Com a recusa da baiana, o governo biônico já soma cinco negativas de mulheres para assumir a área cultural.

Isso porque a atriz Bruna Lombardi, a jornalista e apresentadora Marília Gabriela, a antropóloga Cláudia Leitão e a consultora de projetos culturais da Fundação Getulio Vargas (FGV) Eliane Costa já negaram as sondagens para a secretaria.

As recusas vieram após a extinção do Ministério da Cultura e da falta de participação feminina no primeiro escalão do governo do golpe. A missão de procurar uma pessoa para o cargo, até agora sem sucesso, é da senadora golpista Marta Suplicy (PMDB-SP).

A primeira a ser sondada e a recusar o convite foi a jornalista Marília Gabriela. Depois, foi a vez da ex-secretária nacional de Economia Criativa da Cultura, a antropóloga Cláudia Leitão, que publicou texto nas redes sociais afirmando que respondeu com um “sonoro não”.

A consultora de projetos culturais e coordenadora de curso de pós-graduação da Fundação Getúlio Vargas (FGV) Eliane Costa também usou as redes sociais para dizer “não”, afirmando que não trabalharia para “governo golpista” e que não seria “coveira do MinC”. A quarta mulher a recusar o convite foi a atriz Bruna Lombardi, que disse não ter “pretensões políticas”.

Por Luana Spinillo, da Agência PT de Notícias