Temer põe fim à Cultura e artistas ocupam sede da Funarte no Rio

Desde as primeiras horas do golpe, representantes da arte no país protestam contra governo golpista e extinção da pasta que formula políticas para o setor

Lula Marques

Lula Marques

Em ato para marcar posição contra o governo golpista de Michel Temer e a decisão de extinguir o Ministério da Cultura (MinC), manifestantes ocuparam nesta segunda-feira (16) a sede da Fundação Nacional de Artes (Funarte) no Rio de Janeiro, com gritos de “Fora Temer” e “O MinC é nosso”.

O Palácio Capanema, onde a Funarte está sediada na cidade, foi ocupado por artistas, produtores e agentes do setor cultural para dizer que não reconhecem o governo golpista de Temer e demonstrar que o fim do MinC é um grande retrocesso. Além disso, os representantes de movimentos como Teatro pela Democracia, Circo Pela Democracia, Reage Artista, Ocupa Lapa, entre outros, vão redigir um manifesto contra o fechamento do MinC e contra a posse de Temer.

Desde que o golpe em curso resultou no afastamento da presidenta eleita, Dilma Rousseff, artistas e profissionais ligados à cultura têm se posicionado de forma crítica e manifestado o compromisso com a resistência ao golpe. Na semana passada, grupos de artistas redigiram uma carta classificando a extinção do MinC como um atraso para o Brasil.

No sábado (14), no segundo dia do festival que celebra a reabertura da Concha Acústica do Teatro Castro Alves, em Salvador (BA), houve críticas à extinção do Ministério da Cultura e ao governo ilegítimo de Michel Temer. O cantor Carlinhos Brown exigiu a devolução do MinC ao povo. No mesmo dia, a sede em Curitiba (PR) do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) foi ocupada por mais de mil pessoas.

E, no domingo (15), foi a vez da Funarte em Belo Horizonte (MG). O cantor e compositor Caetano Veloso publicou o artigo “Sem Festa”, no jornal “O Globo”, em que critica a extinção do MinC, algo que “só Collor o tinha tentado antes, com tétricos resultados”.

Da Redação da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast