“Teremos um novo país se tivermos uma geração de técnicos”, diz Dilma

Pronatec terá no segundo mandato uma expansão de 12 milhões de vagas e deve chegar a 20 milhões de matrículas até 2018.

Em visita às instalações do Senai/ Horto, na tarde na quarta-feira (20), em Belo Horizonte (MG) a presidenta Dilma Rousseff destacou que com o Pronatec o Brasil pode entrar em um novo ciclo de desenvolvimento. “Nós teremos um novo País se tivermos uma geração de técnicos”.

Ao conhecer todos os alunos que frequentam os cursos de mecânica e moda, Dilma se mostrou orgulhosa pelo programa de Ensino Técnico ter alcançado a meta de 8 milhões de alunos em agosto, quatro meses antes do previsto. “Nós estamos prevendo que a continuidade do Pronatec, serão mais 12 milhões de matrículas”, destaca a presidenta.

Para alcançar a meta Dilma Rousseff contou que o governo federal fez uma parceria com o Senai e foi destinado cerca de R$ 1,5 milhão para capacitação. “Vamos dar uma ênfase especial para o micro e pequeno empreendedor”. Dilma aproveitou a ocasião para garantir a ambiciosa meta de ter 20 milhões de matrículas registradas até 2018.

O Senai Horto, conhecido como um dos melhores centros de ensino técnico no Brasil, tem cerca de 11 mil alunos e mais de cinco mil deles estão matriculados em cursos oferecidos pelo Pronatec. “Esse é um programa pelo qual tenho um especial orgulho. Tenho dito que vamos entrar num novo ciclo de crescimento no Brasil e que as coisas estão sendo plantadas para isso. O Pronatec é a grande plantação para o futuro”, reforçou a presidenta.

A presidenta também ressaltou o vínculo entre Pronatec e outros programas sociais, como Bolsa Família, e destacou a importância dessas iniciativas para quebrar o que pode ser considerado uma tradição nefasta: várias gerações da mesma família sem acesso à educação e a oportunidades. “Sempre perguntavam a porta de saída do Bolsa Família. Não tem porta de saída, não: tem porta de entrada para o mundo do trabalho. No Bolsa Família as pessoas têm oportunidade de se qualificar e ganhar, com o suor do seu rosto, um salário melhor, e aí saem do Bolsa Família. Não é por decreto. Saem se tiverem oportunidade, senão não saem”, destacou a presidenta.

As principais características do Pronatec, segundo a presidenta, são os fatos de ele ser gratuito – e portanto alcançar a todo e qualquer cidadão interessado; e ter escala, capacidade para alcançar grandes contingentes populacionais, como os oito milhões já alcançados. Outro aspecto é a interiorização. Em Minas Gerais, por exemplo, foram oferecidas 872,3 mil vagas, em 666 municípios dos 853 que o estado tem. “Num país com a dimensão que o Brasil tem, a escala de um programa é algo a ser observado, porque não dá para fazer programa para 300 pessoas num país de 200 milhões”, explicou Dilma.

Em Belo Horizonte, onde Dilma esteve nesta quarta-feira, há quatro centros vinculados ao Senai que oferecem cursos: o Centro Tecnológico de Eletroeletrônica Cesar Rodrigues, com 1.412 alunos do Pronatec; Modatec, que oferece cursos em tecnologia da moda, com 1.886 matrículas; Centro de Comunicação, Design e Tecnologia Gráfica, com mais 979 matrículas; e Centro Automotivo, com outros 851 estudantes do Pronatec. Por isso a presidenta destacou o sucesso da parceria estabelecida com o Sistema S, composto por Senai (Indústria), Senar (Agronegócio), Senat (Transportes) e Senac (Comércio e Serviços).

Este sucesso está expresso na quantidade de cursos oferecidos (mais de 800 diferentes em todo o país, de acordo com a demanda do mercado de trabalho local), na capilaridade (para alcançar todas as regiões do país e o interior) e, indiscutivelmente, na qualidade da formação oferecida em parceria com o Sistema S e pelos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia.

 

Da Redação da Agência PT de Notícias

PT Cast