Texto sobre juventude negra visa estimular debates para o 3º ConJPT

Documento foi elaborado pela Executiva Nacional da Juventude do PT. O extermínio da juventude negra é o tema principal do 3º Congresso Nacional da Juventude petista

O extermínio dos jovens negros é o tema principal do 3º Congresso Nacional da Juventude do PT (3º ConJPT). E para subsidiar os debates nas etapas municipais e estaduais do Congresso, a Executiva Nacional da Juventude do PT construiu texto-base sobre a questão.

“A juventude negra encontra-se em maior situação de vulnerabilidade, graças a um sistema de poder perverso que cria ideologias que historicamente inferiorizam a população negra em todo o mundo: o racismo”, destaca o documento.

Segundo o texto, as desigualdades raciais ainda são negadas no Brasil, sob o mito da democracia racial.

“Há, no entanto, inúmeros dados que nos revelam o contrário”, ressalta. A exemplo das estatísticas sobre o acesso ao ensino superior, onde apenas 11% de jovens negros que têm entre 18 e 24 anos estão na universidade, segundo relatório do Programa Nacional das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

Outro número alarmante destacado pelo documento se refere ao ranking de mortalidade. “De acordo com o recente levantamento feito pela Anistia Internacional no Brasil, 56 mil pessoas foram assassinadas em solo brasileiro em 2012, sendo 30 mil jovens e, entre estes, 77% negros”, afirma.

Leia o texto A juventude negra quer viver na íntegra.

Da Redação da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast