Tia Zélia, cozinheira favorita de Lula, faz almoço em Curitiba

Alimentação no acampamento Lula Livre tem sido preparada com toneladas de doações que chegam de moradores da capital paranaense

Joka Madruga/Agência PT

Tia Zélia cozinhou no acampamento Vigília Lula Livre

Maria de Jesus Oliveira da Costa, mais conhecida como Tia Zélia, é a cozinheira favorita de Lula desde 2008, quando se conheceram por indicação de um assessor, que elogiou sua buchada de bode. Tia Zélia saiu do seu restaurante que mantém desde 1998 na Vila Planalto, no Distrito Federal, para visitar a Vigília Lula Livre em Curitiba nesta quarta (18).

Na cozinha do acampamento, ela preparou um dos pratos favoritos do presidente, que inclui carne moída com legumes, que ela prefere chamar de “boi ralado”, além de um bom arroz caseiro.

Zélia usou a cozinha do acampamento, que tem sido abastecida com toneladas de doações dos próprios curitibanos e funciona de maneira comunitária em um terreno a cerca de 800 metros da Polícia Federal.

“Quero dizer para vocês que o modelo do Brasil inteiro chama-se presidente Lula. Defendo Lula não porque ele é presidente, mas porque ele é humano, ele é humilde”, disse Zélia no acampamento.

“Deus é maior e tenho certeza de que ele não vai ficar aqui muito não. O lugar dele é perto de pobre, porque ele gosta de pobre. Come boi ralado, farinha com feijão. Lula é do povo.”

Para a dona do restaurante na Vila Planalto, “é uma criminalidade muito grande Lula estar aqui passando isso. Ele gosta do povo, de estar com o povo, de estar caminhando, estar falando”.

Doações abastecem acampamento

Marcio Macedo e João Paulo do MST mostram alimentos doados ao acampamento em Curitiba

O vice-presidente do PT, Marcio Macedo, foi até o local onde são armazenadas as doações que abastecem a Vigília Lula Livre mostrar o tamanho da solidariedade em torno da defesa do ex-presidente Lula e do que o apoiam.

“Só compramos comida nos dois primeiros dias, a comida feita no acampamento é toda de doações do povo de Curitiba”, afirmou Macedo. “Tentou-se passar a ideia que a vizinhança estava reclamando, mas é impressionante a solidariedade. Uma senhora aqui abriu a casa para receber acampados e fazer refeições. Vizinhos disponibilizam internet para o pessoal trabalhar. No fim de tarde, quando estão cansados, tem vizinho que acomoda em casa, liga a televisão”.

Segundo Macedo, mais de 10 mil pessoas já passaram pelo acampamento de Curitiba, vindos do próprio estado do Paraná, do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Ceará, Paraíba, Pará, Minas Gerais, além de visitas estrangeiras da Inglaterra, Portugal, Argentina, Uruguai e Noruega.

Na semana passada, foi doada uma média de seis toneladas diárias de alimentos, usados para preparar 7 mil refeições por dia, entre café da manhã, almoço, jantar, café da tarde e lanches.

A limpeza também é organizada de maneira colaborativa, com uma equipe de cerca de 40 pessoas , que toda manhã retiram aproximadamente 130 sacos de lixo de 100 litros cada, acomodando os detritos de maneira adequada.

Da Redação da Agência PT de notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast