Tião Viana garante crescimento produtivo e econômico do Acre

Com o aumento da produção industrial, o Produto Interno Bruto (PIB) cresce 9% ao ano, com geração de 15 mil empregos em todo o estado

Neste primeiro semestre de 2015, o governador Tião Viana (PT-AC) manteve o compromisso de campanha em garantir aos acrianos o desenvolvimento do estado. A gestão de Viana tem realizado ações para o crescimento econômico e produtivo do Acre, mesmo em um cenário de ajuste fiscal.

Com o aumento da produção industrial, o Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 9% no último ano, com geração de 15 mil empregos em todo o estado. Os dados são da Federação das Indústrias do Estado do Acre (Fieac).

Na avaliação do deputado estadual Daniel Zen (PT-AC), líder do governo na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), estes seis meses de governo foram extremamente positivos.

“Sobre o prisma da governabilidade o governo de Viana viaja em ‘céu de brigadeiro’”, afirmou. Para o deputado, o desenvolvimento econômico do Acre “vai muito bem”.

O governador sancionou em abril o Programa de Incentivo Tributário para empresas, cooperativas e associações de produtores dos setores industrial, agroindustrial, florestal, industrial extrativo vegetal e indústria turística. O objetivo é oferecer financiamento direto ao contribuinte, garantindo o benefício de redução de até 95% do saldo devedor do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviço de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de comunicação (ICMS).

Ainda na área econômica, Viana fortaleceu o Complexo de Piscicultura do Acre, que é hoje uma referência na Região Norte. O modelo implementado na gestão petista representa uma parceria público/privada e comunitária que permite o desenvolvimento sustentável.

“O Complexo de Piscicultura é um dos mais modernos do Brasil. O modelo de investimento proposto contribuiu para o desempenho positivo do governo”, destacou o deputado estadual.

Em maio deste ano, durante o terceiro encontro de piscicultores, o governador ressaltou que o Complexo representa um futuro promissor para a economia do Acre.

“Com o aumento da produção, o Acre poderá gerar uma receita de mais de R$ 1 bilhão por ano”, afirmou Viana.

O modelo de produção do estado foi elogiado pelo ministro de assuntos Estratégicos da Presidência da República, Mangabeira Unger, que considerou a experiência do estado uma nova “estratégia de desenvolvimento”. Tião Viana publicou em sua página do facebook no último dia 18 um vídeo do ministro tecendo os comentários positivos de sua gestão.

Na área de educação, apesar da greve dos professores, Zen fez um balanço positivo.

“Vários estados estão passando por dificuldade financeira. Neste momento é difícil oferecer um reajuste, mas apesar disso, houve avanços na área educacional do Acre”, explicou o deputado, lembrando que nenhum outro estado “teve a ousadia de destinar 100% dos recursos dos royalties do pré-sal exclusivamente para a educação”.

Outras ações no início do mandato do petista demonstram o esforço do governador para garantir melhores condições de vida à população. É o caso do investimento de mais de R$ 27 milhões para disponibilizar sistema de tratamento e abastecimento de água em nove municípios do Acre com menos de 20 mil habitantes.

Na habitação, o governo federal já entregou mais de 11 mil casas. Só no primeiro semestre de 2015, cerca de duas mil famílias de áreas de risco do estado foram beneficiadas com moradia.

Para o presidente estadual do PT no Acre, Ermício Sena, Tião Viana “tem apresentado um excelente governo”.

“Os investimentos estão mantidos na gestão Viana e os repasses constitucionais estão dentro da normalidade. Estamos confiantes no desenvolvimento do Acre”, afirmou Sena.

Por Michelle Chiappa, da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Prefeitos e prefeitas do PT tomam posse em todo o país nesta sexta Brasil
PT reúne prefeitas, prefeitos e vices para atualizar Modo Petista de governar Brasil

Mais notícias

PT Cast