Tocha Olímpica é recebida em Brasília com protestos contra o golpe

Com faixas em diversas línguas, manifestantes denunciaram o golpe no Brasil e pediram a saída do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha

Lula Marques

Manifestantes aproveitaram a chegada da Tocha Olímpica a Brasília, na manhã desta terça-feira (3), para fazer protesto contra o golpe em curso no Brasil.

Com faixas e cartazes com a frase “Não ao golpe” escrita em árabe, russo, italiano, alemão, espanhol e inglês, os manifestantes denunciavam o ataque à democracia brasileira, com o pedido de impeachment sem crime de responsabilidade por parte da presidenta Dilma Rousseff. Eles pediam, ainda, a saída do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

dilma-tocha-olímpica-protestos-golpe-democracia-foto-lulaMarquesAgênciaPT (4)

dilma-tocha-olímpica-protestos-golpe-democracia-foto-lulaMarquesAgênciaPT (5)

Foto: Lula Marques/Agência PT

Durante cerimônia de acendimento da tocha olímpica no Palácio do Planalto, a presidenta Dilma afirmou que o Brasil está pronto para realizar os melhores Jogos Olímpicos da história.

A presidenta destacou a infraestrutura que ficará como legado para o Rio de Janeiro e o País, com o conjunto de obras de mobilidade que irão facilitar o deslocamento dos milhões de turistas que visitarem o Rio.

“Nós trabalhamos para isso. Praticamente todas as instalações esportivas nos Centros Olímpicos da Barra e de Deodoro estão prontas. Todos os 39 eventos teste realizados até agora, de um total de 45 previstos, foram bem-sucedidos”, destacou.

Para o esporte brasileiro, Dilma foi a melhor presidente da história, opinou o ministro interino do Esporte, Ricardo Leyser. Ele elogiou o papel da presidenta, ao citar os programas criados pelo governo federal para auxiliar na preparação dos atletas brasileiros, como o Brasil Medalha.

“Nós estamos no ápice da nossa história esportiva. Nunca estivemos tão bem quanto estamos agora. Eu não tenho dúvida que a senhora, para o esporte brasileiro, foi a melhor presidente da Republica da história. Nós nunca tivemos o que nós tivemos com a senhora em termos de investimento, de respeito, seriedade. Então nesse dia, em que a senhora recebe a chama olímpica, peço que continue sempre com o esporte”, disse.

Em seu discurso no Palácio do Planalto, Dilma ainda abordou a importância da passagem da tocha olímpica por mais de 300 cidades do País, para que cada município sinta, por algumas horas, a sensação de sediar as Olimpíadas.

“Imaginem a emoção que sentirá uma criança lá em Barreirinhas, no Maranhão; um quilombola em União dos Palmares, nas Alagoas; um gaúcho em São Miguel das Missões, no Rio Grande do Sul; uma jovem estudante universitária de Paraisópolis, em São Paulo; um pescador de Itaporã, no Mato Grosso do Sul. Serão centenas de lugares e milhões de brasileiros irmanados no compromisso de escrever uma página gloriosa na história dos Jogos Olímpicos”, afirmou.

Segurança
A presidenta Dilma também abordou a segurança dos Jogos, tanto para os turistas como para as delegações estrangeiras. Ela reforçou que o plano de ação integrado e os investimentos em serviços de inteligência garantirão a proteção de todos.

“Asseguro que o Brasil está plenamente preparado para proporcionar a proteção aos atletas, às comissões técnicas, aos Chefes de Estado, aos turistas, aos jornalistas, a todos. O plano de ação integrado para a área de segurança está pronto. Com base na bem-sucedida experiência da Copa do Mundo de 2014, nós integraremos as forças nacionais de segurança pública com as estaduais, as Forças Armadas, a Polícia Federal, a Polícia Rodoviária Federal e as forças municipais de segurança sob um comando único”, detalhou.

Ao citar o Plano Brasil Medalhas, programa federal que desde 2012 investiu em estrutura para treinamentos e preparação de atletas, Dilma ressaltou a importância do legado esportivo para o Brasil.

“Após os Jogos, essas estruturas estarão disponíveis para treino de atletas, formação de profissionais e farão parte, sem dúvida, de uma rede nacional de treinamento, que envolverá ainda centros de iniciação ao esporte, em dezenas de municípios do País. Eu tenho muito orgulho do centro de preparação de atletas paralímpicos em São Paulo”.

Por Luana Spinillo, da Agência PT de Notícias, com informações do Blog do Planalto