Todas as operações financeiras do governo Dilma estão dentro da lei, afirma Barbosa

Ministro do Planejamento garante que as operações foram objeto de aprovação pelo próprio TCU em exercícios anteriores e que visam adaptar a política fiscal para uma melhor evolução da economia

Marcelo Camargo/Agência Brasil

Nelson Barbosa

O ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, afirmou nesta terça-feira (7) que todas as operações financeiras feitas pelo governo estão dentro da lei. “São operações que foram objeto de aprovação pelo próprio Tribunal de Contas da União em exercícios anteriores e são operações que têm por objetivo adaptar a política fiscal para uma melhor evolução da economia”, ressaltou, após reunião com a bancada do PT na Câmara.

O governo tem até o dia 22 de julho para explicar pontos questionados pelo TCU, responsável pela análise das contas do Executivo. No último dia 17, o Tribunal adiou por 30 dias o julgamento das contas de 2014 do governo federal.

Segundo Barbosa, a questão é complexa e técnica “apesar de parecer bastante política”. O TCU elencou 13 perguntas. “É um tema complexo que exige explicação detalhada para que as pessoas possam entender melhor o que cada ponto inclui. É um trabalho para melhorar a informação e transmitir a posição do governo”, disse.

O advogado-geral da União, Luís Adams, explicou que os questionamentos do TCU foram entendidos como regulares no passado e garantiu que as explicações serão enviadas no prazo definido pelo tribunal. “Não vemos necessidade de pedir mais tempo. Os elementos que nós temos estão sendo colecionados; estão bem sistematizados. Todas as áreas do governo envolvidas estão trabalhando com dedicação”, afirmou.

Da Redação da Agência PT de Notícias, com informações da Agência Brasil

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast