Torcedores levam seu apoio a Lula na Vigília em Curitiba

Grupos de aficionados foram mostrar que estão na luta para libertar o ex-presidente, que se encontra em prisão política em sede da PF no Paraná

Felipe Kfouri

Torcedores de variados times se unem em um só pedido: por democracia e por Lula Livre

Torcedores de futebol marcaram presença na Vigília Lula Livre na tarde deste domingo (22), para apoiar a luta pela liberdade do presidente Lula. A intenção foi mostrar que todos os times têm torcedores que estão com Lula. “Meu Paraná Clube tem origem popular, veio do Ferroviário, foi o primeiro clube de Curitiba a aceitar negros entre seus jogadores e associados. Não podemos ficar longe do presidente Lula”, disse Rui Barbosa.

O torcedor paranista não lamentou a derrota para o Corinthians na partida disputada na Vila Capanema neste domingo, mas reclamou do placar (4 a 0). “Perdemos para o time do presidente, foi um presente para ele, mas não precisava ser de tanto”, brincou.

O encontro nasceu informalmente, reunindo amigos de esquerda que torcem por clubes diferentes. “Nossa presença aqui representa essa idéia de que nas torcidas de nossa cidade, apesar da aparência conservadora, tem gente que respeita os avanços democráticos“, disse Gabriel Frigo, do grupo Atleticanhota.

Frigo que o posicionamento das torcidas é fundamental em momentos de luta democrática. “Os torcedores de esquerda, democratas, a favor da legalidade, tem que se posicionar. Passamos do tempo da apatia. A cadeia do fascismo está a toda e temos que brigar contra isso”, diz.

A importância de tomar posição publicamente nesse momento é compartilhada por Anderson Araújo, do coletivo Democracia Corinthians e da Gaviões da Fiel. “Arquibancada de estádio de futebol é espaço popular de reivindicação”, afirma.

Agora é hora de o povo devolver a Lula o apoio que tiveram dele. “Nosso clube tem tradição popular desde 1910, quando foi fundado por operários. Se somos do povo, temos que defender o único presidente que é do povo e governou para o povo”, diz.

Luis Lomba, da Agência PT de Notícias