Tortelli

Com mais de 30 anos de trajetória na luta sindical, comunitária e partidária, o deputado estadual Altemir Tortelli está em seu segundo mandato na Assembleia Legislativa. Oriundo da Agricultura Familiar, Tortelli sempre esteve na linha de frente das lutas pelas mais importantes conquistas deste segmento nas últimas décadas.

Natural de Ponte Preta, antigo distrito de Jacutinga, no Norte do Estado, Altemir Tortelli iniciou sua trajetória política ainda adolescente, quando se envolveu com o Grêmio Estudantil e com a Pastoral da Juventude. Em 1990, foi coordenador do Departamento Estadual de Trabalhadores Rurais da Central Única dos Trabalhadores (CUT/RS). Em 1993, foi secretário-geral do Departamento Nacional dos Trabalhadores Rurais da CUT. Também foi vice-presidente e secretário de formação da central sindical.

Em 2001, Tortelli e outras lideranças criaram a Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar da Região Sul do Brasil (Fetraf-SUL), entidade que coordenou de 2002 a 2010. A convite do ex-presidente Lula, integrou o Conselho Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES) e o Conselho Nacional de Segurança Alimentar (Consea).

No parlamento, Tortelli tem como pauta central a defesa do fortalecimento da Agricultura Familiar. É autor da Lei 14.278/2013, que institui a Política Estadual de Incentivo à Permanência de Jovens e Adultos no Meio Rural através da Qualificação da Oferta Educacional; e da Lei 14.486/2014, que institui a Política Estadual de Agroecologia e Produção Orgânica.

Liderança reconhecida nacional e internacionalmente, Tortelli se destaca pela ação parlamentar abrangente e combativa, sendo referência na defesa dos direitos das trabalhadoras e trabalhadores dos meios rural e urbano. Pautado pela formulação democrática e popular, o mandato é construído de forma coletiva, em constante contato com suas bases, orientado pela construção de um projeto de desenvolvimento sustentável e solidário.

PT Cast