Trabalhadoras do campo recebem Lula com gratidão em Feira de Santana

Durante ato no terceiro dia de Lula pelo Brasil, mulheres se emocionam ao lembrar da revolução promovida pelos governos Lula e lamentam os desmontes golpistas

Ricardo Stuckert

Lula em Feira de Santana

Foi num ato revigorante que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva se despediu da Bahia, primeira parada do projeto Lula pelo Brasil, neste sábado (19).

O que levou milhares de pessoas a viajar de todos os cantos da Bahia para chegar perto de um dos mais queridos líderes do país não foi apenas admiração. Foi acima de tudo uma imensa gratidão por aquele que manteve durante toda a vida pública o compromisso de governar de olho nos trabalhadores e nas trabalhadoras, nos mais pobres, nos que historicamente foram esquecidos.

É essa gratidão que faz valer a pena viajar quilômetros pelas estradas, aguardar pelas ruas a passagem dos ônibus que compõem a caravana, esperar por horas para ouvir as sempre empoderadoras palavras de Lula.

Representando as mulheres trabalhadoras rurais, Maria Helena da Conceição não conseguiu conter a emoção ao falar do legado de seus governos.

Ela faz parte do sindicato dos trabalhadores rurais há mais de 30 anos, participando da luta das mulheres e dos homens do campo.

“Eu preciso agradecer ao Lula por tudo o que ele fez pela agricultura familiar. Eu mesma tive oportunidade de fazer faculdade, já fiz Direito, tô fazendo Psicologia, e tantas outras mulheres lavradoras negras, pobres da zona rural…”

Aurelina Silva dos Santos também aguardava para entregar ao ex-presidente uma cesta com produtos produzidos pela agricultura familiar local.

“Lula representa muita coisa, é importante para mim. Deu muita oportunidade para a gente, para quem não tinha oportunidade de nada. A gente não tinha uma casa boa, não tinha nada. Graças a Deus ele fez a gente ter nossas coisas!”

??‍? Lula esteve hoje em Feira de Santana. E as mulheres trabalhadoras do campo falam um pouco sobre o ex-presidente #lulapelobrasil #lulapelabahia

Uma publicação compartilhada por Partido dos Trabalhadores (@pt13_oficial) em

O acesso a habitação digna, energia e cisternas, entre outras políticas desenvolvidas nos governos do PT, mudaram também a vida de Antonina de Jesus.

“Sou muito agradecida, porque foi graças ao governo Lula que as pessoas das zonas rurais foram vistas como gente. Que os nordestinos, o povo pobre, tiveram o mesmo tratamento das pessoas da elite. Eu agradeço não só por mim, mas porque vejo o quanto o campo cresceu com o presidente Lula.”

O ato em Feira de Santa está regado de amor e esperança ??‍???‍?#lulapelobrasil #lulapelabahia

Uma publicação compartilhada por Partido dos Trabalhadores (@pt13_oficial) em

Presente no ato, a presidenta nacional do Partido dos Trabalhadores, Gleisi Hoffmann, fez uma homenagem especial aos agricultores familiares, lembrando que seu estado, o Paraná, também cresce graças à força de trabalho da agricultura familiar.

“Conheço de perto essa realidade dos agricultores familiares. Sei das dificuldades da lida do dia a dia. Porque não é fácil a vida da roça, do cabo da enxada.”

A senadora lembrou que o Brasil passou a ter uma política pública séria para a Agricultura Familiar quando Lula foi presidente, que criou Ministério do Desenvolvimento Agrário, já desmontado pelo golpista Michel Temer.

“Com Rui, Lula, Jaques, a vida melhorou. O trabalhador do campo teve acesso a crédito”, lista Gleisi Hoffmann. “Nos governos Lula e Dilma, a agricultura familiar foi olhada nesse País em relação ao acesso a água, luz, mercado, equipamento, e também dignidade dos agricultores familiares, com programa específico de casas.”

#LulaPeloBrasil

Publicado por Gleisi Hoffmann em Sábado, 19 de agosto de 2017

Nascida de uma comunidade que não tinha energia, água, cisternas ou escolas, Valdelice testemunhou as mudanças trazidas por Lula e viu ela mesma suas perspectivas de vida mudarem graças aos governos do PT. “Eu vi minha comunidade mudar. Eu mesma pude ingressar na faculdade, e lá eu tiro boas notas!”, diz, sem conseguir conter as lágrimas.

“Isso me fortalece cada vez mais: ter vindo de onde eu vim, de uma comunidade rural, ver tantos benefícios, tantas coisas boas que os presidentes Lula e Dilma fizeram para beneficiar a população brasileira!”

É uma pena que, ao testemunhar a grandeza do projeto que Lula sonhou para o Brasil, tenhamos que voltar à realidade de desmontes e descaso com o povo impostos pelos golpistas. São ataques diretos à dignidade da população, que ameaçam justamente aqueles mais vulneráveis.

Provocando gritos de “Fora, Temer!” do público, a senadora salutou a realização de atos assim. “O povo brasileiro não está feliz com esse governo que está aí, não quer essa política do agronegócio que desmonta a agricultura familiar.”

“Lula fez muito por nós, mas hoje a situação é muito complicada. Se continuar do jeito que está, vai ser muito difícil a vida de nós brasileiros. Eu espero com fé em Deus que Lula possa se candidatar para poder vencer a próxima eleição para ajudar a vida dos brasileiros”, diz Adriana dos Santos Alves.

“Querem que a gente volte ao passado, quando nós não tínhamos energia, não tínhamos água, não tínhamos nada. Por isso estamos aqui para defender Lula”, completa Maria Helena.

Obrigada, Lula! A Valdelise tem um recado para você! #lulapelobrasil #lulapelabahia

Uma publicação compartilhada por Partido dos Trabalhadores (@pt13_oficial) em

Fala, Adriana! #lulapelobrasil #lulapelabahia

Uma publicação compartilhada por Partido dos Trabalhadores (@pt13_oficial) em

Por Clarice Cardoso, enviada especial ao Nordeste com a caravana Lula pelo Brasil, para a Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast