Trabalhadores debatem pauta das próximas manifestações

CUT, MST e movimentos populares vão às ruas em defesa dos direitos dos trabalhadores

Centrais sindicais de todo o Brasil se reúnem nesta terça-feira (31), às 18h, em São Paulo, para debater estratégias para as manifestações marcadas para o dia 1º e 7 abril. A Plenária Nacional em Defesa dos Direitos da Classe Trabalhadora discutirá os temas das mobilizações em defesa da Petrobras e da democracia. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva estará presente.

Na pauta também estarão a defesa do combate à corrupção e a luta pela não aprovação do Projeto de Lei 4330/04, que retira direitos dos trabalhadores e compromete as condições de trabalho, saúde e renda.

O evento é promovido pela Central Única dos Trabalhadores (CUT), Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras (CTB), Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), União Nacional dos Estudantes (UNE) e outros movimentos populares do campo e da cidade, da juventude, feministas e combate ao racismo.

No próximo dia 7 de abril, os movimentos populares de São Paulo, Distrito Federal e Goiás irão se reunir em Brasília, às 10h, e pretendem ocupar o Congresso Nacional. O grupo promete protestar também contra o projeto de reforma política do PMDB, que  não prevê  fim o financiamento empresarial das campanhas eleitorais, uma porta aberta para a corrupção, segundo os sindicalistas.

O ato quer ainda conscientizar o País de que a PL 4330 é um prejuízo para a classe trabalhadora. Para eles, será mais um dia de luta e conscientização sobre os ataques aos direitos dos trabalhadores.

Por Danielle Cambraia, da Agência PT de Notícias

PT Cast