Travestis e transexuais podem pedir nome social no Enem a partir desta segunda

Prazo para encaminhar a solicitação do nome social segue até o dia 26 de junho. Pedido deverá ser feito pela internet, na página de inscrição do exame

Travestis e transexuais que se inscreveram no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) poderão solicitar, a partir desta segunda-feira (15), o uso do nome social. Para fazer o pedido, é preciso acessar a página de inscrição do exame na internet e encaminhar os documentos solicitados. O prazo para encaminhar a solicitação do nome social segue até o dia 26 de junho.

A possibilidade foi criada em 2014, porém era preciso solicitar o uso por telefone. De acordo com o Ministério da Educação, as pessoas deverão ser tratadas pelo nome com o qual se identificam e não pelo nome que consta no documento de identidade.

Pela primeira vez, as pessoas trans poderão também usar o banheiro do gênero de sua condição. Ano passado, o exame recebeu cerca de 100 pedidos de uso de nome social.

Ainda segundo o ministério, os pedidos de uso do nome social serão avaliados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

As provas do Enem 2015 serão aplicadas nos dias 24 e 25 de outubro, em mais de 1,7 mil municípios.

Da Redação da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast