Tribunal aprova por unanimidade contas de Haddad em São Paulo

TCM aprovou, por unanimidade, as contas da gestão do prefeito de SP em relação a 2015. “Não há comprometimento na capacidade de pagamento”, diz relator

(foto: Secom)

O Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCM) aprovou em sessão extraordinária, na quarta-feira (29), as contas da gestão do prefeito Fernando Haddad (PT) em relação ao ano de 2015. Os conselheiros emitiram, por unanimidade, parecer favorável às contas da prefeitura.

O documento do TCM teve como relator Maurício Faria e como revisor o conselheiro Domingos Dissei. Para o relator das contas de Haddad, “não há desequilíbrio nem comprometimento da capacidade de pagamento” da administração petista, apesar da crise econômica.

O relatório anual de fiscalização de contas da prefeitura é feito por um grupo de auditores do tribunal. Lideram o ranking de investimentos da prefeitura as intervenções no sistema viário e obras anticheias em bacias de córrego da capital.

Negociação da dívida
Corrupção, juros altos e má administração de gestões anteriores a de Haddad fizeram com que a dívida do município de São Paulo explodisse. Após intensas negociações e uma vitória na Justiça, prefeito conseguiu reverter essa trajetória, tornando a situação financeira da cidade novamente sustentável.

Com a negociação, Haddad conseguiu reduzir a dívida de R$ 82,3 bilhões para R$ 38,3 bi. A redução da dívida permite que a cidade de São Paulo volte a ter uma situação financeira saudável.

A dívida anterior, que representava mais de 190% das receitas líquidas da cidade, além de travar parte do orçamento, pois comprometia uma grande parte com o pagamento da dívida, impedia que São Paulo se beneficiasse de linhas de crédito para projetos, como obras de infraestrutura.

Da Redação da Agência PT de Notícias, com informações do “Estadão

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast