Tropas brasileiras deixarão Haiti até 2016

A partir do próximo ano, 850 militares estarão apenas em Porto Príncipe, capital do país

Foto: David A Frech

As tropas Forças Armadas brasileiras que integram a Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti (Minustah) deixarão o país caribenho até o fim de 2016. A confirmação foi feita pelo ministro da Defesa, Jaques Wagner, durante audiência pública na Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional do Senado, na quinta-feira (21).

De acordo com o ministro, o efetivo militar, que neste mês de maio era de 1.343 homens e mulheres, cairá para 970 em junho. A partir do próximo ano, 850 militares estarão apenas em Porto Príncipe, capital do país.

O chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA), general José Carlos De Nardi, afirmou que o Brasil será a única nação a ter tropas na capital haitiana. Ao longo de 11 anos, já foram enviados ao país caribenho mais de 30 mil militares brasileiros por meio da Missão das Nações Unidas.

O ministro Jaques Wagner lembrou que a Minustah “é uma das principais e mais importantes” missões de paz com participação do Brasil. Ele citou, também, a atuação no Líbano, por meio da Unifil.

“A ONU tem muito respeito por nós nessas atividades”, ressaltou.

Da Redação da Agência PT de Notícias, com informações do Ministério da Defesa

PT Cast