TSE mantém cassação de prefeito tucano de Taubaté

Segundo o Ministério Público, Ortiz Júnior (PSDB) fraudou licitações para compra de mochilas escolares para financiar a campanha em 2012

Foto: Reprodução do Facebook

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu, na segunda-feira (1º), por maioria de votos, manter a cassação do prefeito de Taubaté Ortiz Júnior (PSDB) e de seu vice Edson Oliveira (PSD) que já havia sido estabelecida pelo Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP).

Com a decisão, o município deve ficar interinamente sob o comando do presidente da Câmara, Paulo Miranda (PP).

Ortiz Junior é acusado de abuso de poder político e econômico nas eleições de 2012. Segundo a acusação do Ministério Público, ele era candidato à prefeitura e teria influenciado o pai, Bernardo Ortiz, a fraudar licitações para compra de mochilas na Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), órgão ligado ao governo do Estado, onde Bernardo era presidente na época. O objetivo seria financiar a campanha do tucano.

A principal prova do processo foi um cheque de R$ 34 mil emitido por um lobista em agosto de 2011 e endereçado a Ortiz como recompensa por facilitar a atuação de de um cartel de empresas em licitações da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE ).

As ministras Luciana Lossio, Rosa Weber e Maria Thereza seguiram o voto do relator, ministro Herman Benjamin, pela manutenção da cassação, enquanto Luiz Fux e Gilmar Mendes foram contra.

Da Redação da Agência PT de Noticias, com informações do TSE