TSE muda as regras e retira programas de Aécio do ar

Justiça proíbe troca de acusações entre os candidatos durante programa eleitoral gratuito

Há menos de 10 dias para o segundo turno das eleições presidenciais, os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinaram mudanças nas propagandas eleitorais, impedidos de conter críticas diretas aos adversários. Agora, apenas propostas.

A nova jurisprudência resultou em um número recorde de suspensões de programas eleitorais. Somente nos últimos três dias, a Justiça determinou a retirada do ar de cinco veiculações tucanas e a perda de 2,3 minutos do programa eleitoral gratuito, em rádio e televisão de Aécio Neves.

No último sábado, duas liminares do ministro Tarcísio Vieira determinaram a imediata suspensão da propaganda de Aécio, em rádio e televisão, que tentavam ligar a imagem da presidenta Dilma Rousseff (PT) aos casos de corrupção na Petrobras. As inserções foram consideradas “inverídicas e caluniosas” e tinham o objetivo de ofender a honra e dignidade da candidata. Segundo o ministro, “ataques deste tipo prestam desserviço ao debate eleitoral fértil e autêntico e, em maior escala, à própria democracia”.

No mesmo dia, uma representação da coligação de Dilma foi acolhida pelo ministro Admar Gonzaga, que determinou a suspensão de trechos de propaganda eleitoral de Aécio que citavam de forma caluniosa o nome do irmão de Dilma, Igor Rousseff.

A propaganda afirmava que ele teria sido nomeado pelo então prefeito, Fernando Pimentel, para cargo que “nunca” teria desempenhado. Ocorre que a acusação já havia sido desmentida por Pimentel, que comprovou que Igor Rousseff “trabalhava com regularidade e eficiência”. A coligação de Dilma pediu ainda que seja concedido direito de resposta para esclarecer a acusação, que será julgado nos próximos dias.

Outra decisão monocrática do ministro Tarcísio Viera determinou a retirada do ar de propaganda tucana que usava de antigas manchetes de jornal para macular a imagem do PT e ligar notícias de denúncias de corrupção à presidenta Dilma, apesar de a presidenta não ter nenhum envolvimento com os casos noticiados.

A última sanção aconteceu nesta segunda-feira (20), em que Aécio perdeu 2 minutos e 30 segundos de propaganda eleitoral nos blocos de inserções de TV. Segundo os advogados da campanha de Dilma, a propaganda era “ofensiva e sabidamente inverídica” e tinha apenas a função de macular a dignidade e a honra da candidata do PT. O comercial em questão acusava a presidenta de atrapalhar as investigações da Operação Lava Jato, que apurava eventuais crimes na direção da Petrobras.

Nova jurisprudência – Na última quinta-feira (16), a Corte lançou novo entendimento para julgar os casos de pedidos de direito de resposta ou suspensão de propagandas eleitorais. Os ministros prometeram mais rigor ao avaliar o conteúdo das inserções em rádio e televisão. A decisão ocorreu durante o julgamento da ação movida pela Coligação do candidato Aécio Neves (PSDB), que pedia a suspensão do programa eleitoral de Dilma Rousseff (PT).

O vídeo questionado trazia à luz dos espectadores graves denúncias de que o tucano seria responsável por censurar o trabalho da imprensa mineira. A peça trazia ainda o depoimento da ex-presidente do Sindicato dos Jornalistas de Minas Gerais Eneida da Costa, que reportava como era o tratamento aos jornalistas no estado. Na ocasião, os ministros determinaram que a propaganda de Dilma fosse retirada do ar. Nas eleições passadas, a mesma Corte havia determinado que seriam permitidas troca de acusações entre os candidatos, desde que fossem baseadas em notícias publicadas pela imprensa.

Por Flávia Umpierre, da Agência PT de Notícias.

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast