Tucana pede a Serra para contratar diplomata sem concurso

Deputada Geovania de Sá votou pelo impeachment, aprova Estatuto da Família e redução da maioridade penal, e quer passar por cima de concurso público

(foto: Nilson Bastian/ Câmara dos Deputados)

A carreira diplomática no Brasil é exclusiva para quem é aprovado em um concurso do Instituto Rio Branco, vinculado ao Itamaraty, que prevê diversas (e difíceis) fases. Não é o que parece pensar a deputada federal Geovania de Sá (PSDB-SC). A parlamentar encaminhou ao ministro golpista das Relações Exteriores, José Serra (PSDB), um ofício no qual pediu que o tucano contrate um indicado por ela como diplomata, sem concurso público.

A prova do Instituto Rio Branco exige conhecimentos profundos em áreas como direito administrativo e internacional, história e política internacionais, geografia e línguas estrangeiras. No edital deste ano, o salário inicial para exercer o cargo de terceiro secretário é de mais de R$ 15 mil.

De acordo com o “G1“, ela solicitou que Serra o autorize a exercer a função em Brasília (DF) ou em Florianópolis (SC).

A deputada alegou a Serra que Maurício Studt – o pretendente ao cargo sem concurso – “é uma pessoa idônea, responsável e com desejo imenso de trabalhar no Ministério das Relações Exteriores”. Ela encerrou: “Por isso, sinto-me com total confiança em recomendá-lo para o respectivo cargo: Nível inicial da Carreira Diplomática, em Brasília ou Florianópolis”.

Histórico polêmico
A participação da deputada é marcada por decisões polêmicas. Ela já votou a favor da redução da maioridade penal e do financiamento empresarial de campanha.

Ela também participou do Estatuto da Família – considerado por petistas como excludente e homofóbico –  e votou a favor do projeto que reconhece como família apenas a união entre homem e mulher. “Até hoje nunca vi duas mulheres gerarem uma criança”, justificou ao “Diário Catarinense“.

A tucana votou a favor da abertura do processo de impeachment contra a presidenta eleita Dilma Rousseff. “Pela honra da minha família, pela minha cidade, Criciúma, por Santa Catarina e pela libertação do povo brasileiro, eu digo sim!”, bradou ao microfone.

Da Redação da Agência PT de Notícias, com informações do “G1”