Tuiuti é consagrada campeã do povo e “Fora Temer” ganha a Sapucaí

“Vampirão Neoliberalista”da Paraíso do Tuiuti é proibido de desfilar com faixa presidencial

Divulgação

"Vampirão" desfilou sem a faixa presidencial

Mais uma vez as manifestações contra o governo golpista de Michel Temer foi um espetáculo à parte no Desfile das Campeãs do Rio de Janeiro, em que participaram as seis escolas de samba com maior pontuação do carnaval carioca. Logo no inicio da noite, o hino nacional foi abafado pelo gritos de “Fora Temer”, vindos da arquibancada no setor 1, considerado o termômetro da avenida.

Vários integrantes da Paraíso de Tuiuti, que ficou em segundo lugar por uma diferença de apenas 0,1 ponto em relação à campeã Beija-Flor de Nilópolis, levaram os protestos para dentro da avenida por meio de cartazes de “Fora Temer” e com a mensagem “SOS EBC” na Ala que criticava o desmantelamento dos direitos trabalhistas. Uma referência à Empresa Brasileira de Comunicação (EBC), da qual a TV Brasil faz parte, e que está em processo de desmonte de direitos, denunciado pelos próprios trabalhadores.

“Fora Temer” presente na avenida

Manifestação contra o desmanche na EBC

Vampirão da Tuiuti é proibido de desfilar com faixa presidencial

Depois da  grande repercussão da fantasia “Vampirão Neoliberalista”, que marcou a passagem da escola de samba Paraíso do Tuiuti pela Sapucaí no domingo de carnaval, o personagem desfilou neste sábado sem a faixa presidencial, que remete a Michel Temer.

Em entrevista para Mídia Ninja, o professor e historiador Leonardo Moraes, que vestiu a fantasia, informou que perdeu adereço no ultimo desfile. Mas segundo organizadores da escola, a Presidência da República deu “ordens extraoficiais” para que a faixa não fizesse parte do chamado Desfile das Campeãs.

Ao comentar a intervenção militar no Rio de Janeiro, Leonardo Moraes disse estar preocupado com que o que está acontecendo atualmente no Brasil, com semelhanças ao período que antecedeu o golpe de 1964.

No mesmo vídeo, o carnavalesco da Paraíso da Tuiuti, Jack Vasconcelos, afirmou que a criação do personagem confirmou a expectativa de retaliações, mas também a de resultados considerados positivos. “A gente já sabia que ia gerar um incômodo, isso era esperado, mas o furdunço já vale.”

No desfile, as arquibancadas foram também tomadas por protestos contra a Globo e em defesa do ex-presidente Lula.

Manifestantes pedem a volta de Lula

Bateria do Salgueiro sem “blackface”

O Salgueiro, escola que ficou na terceira posição, apresentou um enredo que homenageava as mulheres negras, porém foi muito criticada por levarem à avenida os ritmistas com “blackface”, fantasia de cunho racista em que as pessoas pintam o rosto de preto. Para o desfile das campeãs, a bateria entrou de rosto limpo.

Da redação da agencia PT com informações da VioMundo.com.br e da RedeBrasilAtual.com.br 

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast