Turistas gastaram no Brasil valor recorde, em 2014

Nos meses de junho e julho de 2014, os gastos foram 60% superiores ao mesmo período de 2013

Photo:Natacha Pisarenko

Os turistas estrangeiros que visitaram o Brasil no ano passado deixaram  US$ 230 milhões de dólares a mais do que gastaram em 2013. Apenas em dezembro, eles gastaram US$ 524 milhões e, durante a realização da Copa do Mundo, os gastos chegaram a US$ 1,5 bilhão, de um total de cerca de US$ 7 bilhões, em 2014.

Uma pesquisa feita em conjunto com o Ministério do Turismo e a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), revelou que durante o mundial, o País recebeu turistas de 203 nacionalidades que permaneceram 13 dias no Brasil e visitaram 491 municípios.

De acordo com a pesquisa, a hospitalidade e a gastronomia foram os aspectos mais bem avaliados pelos turistas. Nove em cada 10 estrangeiros aprovaram os táxis, os serviços de informações turísticas e o transporte público. Entre 10 viajantes, oito aprovaram os aeroportos.

O diretor do Departamento de Estudos e Pesquisas do Ministério do Turismo, José Francisco Lopes, ressaltou que a quebra consecutiva de recordes comprova a evolução do turismo brasileiro. “A copa do mundo teve papel fundamental nesse novo recorde”, afirmou Lopes.

Da Agência PT de Notícias, com informações do Ministério do Turismo