TV PT: A democratização do Estado passa pela Reforma Política diz Ilário Marques

O deputado federal Ilário Marques (PT/CE) destacou que além dos avanços econômico, sociais e políticos já conquistados no decorrer dos 10 anos de administração do PT à frente do Governo Federal, agora, é necessário “aperfeiçoar” as instituições democráticas.

“Nós não podemos falar em consolidação da democracia brasileira, no avanço da democracia brasileira, na radicalização da democracia brasileira se não falarmos em reforma política” ressaltou Marques.

De acordo com o parlamentar é relevante destacar as conquistas ora implementadas pelo Partido como a “inclusão de mais de 40 milhões de pessoas no mercado consumidor”, assim como a ascensão da classe média no Brasil. Mas, no entanto, ele enfatizou que o momento agora é de mobilizar a população para a coleta de assinatura do Projeto de Iniciativa Popular pela reforma política encabeçado pelo PT.

“Tem vários pontos a serem destacado na reforma política como uma maior participação da mulher e o regramento dos gastos de campanha que é onde se destaca duas questões que são o financiamento público de campanha e a lista pré-ordenada”, disse o deputado.

Para Ilário o debate sobre a Reforma é fundamental porque além de fortalecer os partidos políticos, a mesma, proporcionará uma maior inclusão social também na política brasileira.

“Cada vez mais a campanha eleitoral está ficando milionária e isso gera um problema de desvio de condutas na busca de financiamento de campanha. E por outro lado inibe a participação das pessoas que tem a vocação pela política por ideal, por programas, por vontade de servir, por ideal à pátria e ao desenvolvimento do país”, declarou o parlamentar.

A proposta de reforma política é uma das bandeiras prioritária do Partido para este ano. No início deste mês a estimativa da coordenação da campanha apontou que o PT já conseguiu ultrapassar a marca de 100 mil assinaturas por todo o País.

(Fabrícia Neves – Portal do PT)