Uczai: “Governo inicia operação para privatizar a Eletrobras”

Deputado federal critica evento no TCU apenas com convidados favoráveis à venda da Eletrobras

Pedro Uczai Deputado Federal – PT/SC

Em artigo, o deputado catarinense Pedro Uczai (PT-SC), acusa o presidente ilegítimo Michel Temer de fazer qualquer negócio para privatizar a Eletrobras. O parlamentar critica também o Tribunal de Contas da União (TCU), que promoverá um evento para discutir a privatização do setor elétrico brasileiro, mas que na lista de convidados só há defensores da venda da empresa pública. Para ele, a atividade apenas visa a legitimar a proposta de privatização da estatal.

Leia abaixo o artigo na íntegra:

Governo golpista inicia operação para tentar privatizar a Eletrobras.

A exemplo da tentativa de reformar a Previdência, o governo ilegítimo de Michel Temer começa a dar sinais de que está disposto a qualquer coisa para privatizar a Eletrobrás. E mais uma vez confunde o interesse público com os interesses empresariais que dão sustentação a sua aventura golpista no Palácio do Planalto.

Com o objetivo de preparar o terreno para as discussões acerca da venda do setor elétrico, o Tribunal de Contas da União (TCU) irá realizar o evento “Diálogos Públicos – Privatização da Eletrobrás: Repercussões setoriais para a modicidade tarifária e modelagem societária”, previsto para o dia 27 de março, com início às 8h30 da manhã e término às 18h.

Um evento para discutir a intenção de privatizar o setor elétrico brasileiro não se constitui como algo negativo, muito pelo contrário, desde que contemple os diferentes pontos de vista envolvidos na questão.

Infelizmente, este não é o caso do evento organizado pelo TCU: a programação divulgada sugere que a discussão não abrirá espaço para o contraditório, isto é, será um evento com o objetivo de legitimar a proposta de venda da Eletrobrás.

Isto porque todos os palestrantes e debatedores confirmados para o evento, sem exceção, têm se posicionado pública e veementemente a favor da privatização.

Não é preciso dizer que para que uma audiência pública cumpra de fato os seus propósitos é necessária a pluralidade de opiniões em debate, que vão desde as alegações do governo para vender a Eletrobras bem como os diferentes posicionamentos de pessoas diretamente envolvidas com a empresa, sejam os trabalhadores – por meio de suas associações de classe – sejam parceiros comerciais, fornecedores e demais pessoas relacionadas à estatal.

Entidades do setor elétrico estão se mobilizando para que o pretenso “debate” acerca da privatização da Eletrobrás também contemple em suas mesas as posições de trabalhadores, acadêmicos e organizações não governamentais dedicadas à temática. Junto a isso, pretendem fortalecer a articulação junto às frentes parlamentares constituídas em defesa da Eletrobras.

A falta de neutralidade do TCU ao fomentar a realização de um evento com viés notadamente privatista, em desacordo com o amplo debate que deveria pautar esta questão, é outra linha de atuação das entidades do setor, que denunciam o uso da máquina pública com o intuito de obter vantagens comerciais para aliados políticos instalados no mercado.

Pedro Uzcai Deputado Federal (PT-SC)

Por PT na Câmara