UFABC reitera respeito às diversidades e pluralidade de ideias

Após alteração em contratação de professores, reitoria reforça que edital seguiu devidamente todos os trâmites regulares estabelecidos pelo Conselho Universitário

A reitoria da Universidade Federal do ABC (UFABC) garantiu, em nota divulgada nesta semana, que o edital para contratação de professores para a área de relações étnico-raciais “seguiu devidamente todos os trâmites regulares estabelecidos pelo Conselho Universitário”.

No documento, a reitoria ainda informa que “um trecho do edital que poderia gerar interpretações ofensivas já foi retificado”. A iniciativa foi criticada pela Associação dos Docentes da Universidade Federal do ABC

Na última semana, a reitoria da universidade fez mudanças no edital para contratação de professores para a área de relações étnico-raciais no curso da universidade.

Os docentes serão contratados para lecionar temas como diáspora negra, direitos humanos e racismo, e conexões da branquidade e dos regimes racistas.

Ainda na nota, a reitoria reafirmou ter o “mais amplo respeito às diversidades e à pluralidade de ideias, repudiando todas as manifestações de racismo, antissemitismo ou quaisquer outras formas de preconceito”.

Leia a nota, na íntegra:
“À comunidade universitária:
Tendo em vista o amadurecimento das discussões sobre o assunto e considerando:

1.    Que o edital 145/2016 seguiu devidamente todos os trâmites regulares estabelecidos pelo Conselho Universitário;

2.    Que se trata do primeiro edital da UFABC aprovado pelas plenárias de quatro diferentes cursos, e segue a Lei 12.990/2014, reservando quotas para negros nos concursos públicos para docentes;

3.    Que um trecho do edital que poderia gerar interpretações ofensivas já foi retificado, conforme nota de esclarecimento da Reitoria datada de 14 de julho;

4.    A reunião realizada em 19 de julho, a convite da Reitoria, com a participação de todas as partes envolvidas: Reitoria, Vice-reitoria, Direção do Centro, coordenadores dos cursos envolvidos, membros do grupo de trabalho responsável pela elaboração do edital e representantes do Coletivo Vozes. Participaram, também, representantes do DCE, do SinTUFABC e outros interessados;

5.    Os esclarecimentos da Direção do CECS sobre a manifestação do Conselho daquele Centro, na continuação de sua última reunião, realizada em 18 de julho;

6.    Que na referida reunião, todos os presentes se mostraram esclarecidos quanto às questões apresentadas acerca do assunto do edital, e manifestaram-se, por unanimidade, favoráveis à manutenção do edital retificado;

A Reitoria informa à comunidade que o referido concurso permanece vigente, e o edital retificado aberto para inscrições.

Com este ato, a Reitoria reitera seu mais amplo respeito às diversidades e à pluralidade de ideias, repudiando todas as manifestações de racismo, antissemitismo ou quaisquer outras formas de preconceito.

Reitoria
Universidade Federal do ABC”

Da Redação da Agência PT de Notícias