Unasul anuncia apoio à presidenta Dilma

Secretário-geral de entidade que representa países latino-americano também defendeu solução “dentro da lei” para a crise

Foto: Roberto Stuckert Filho/PR

A União das Nações Sul-Americanas (Unasul) manifestou publicamente seu apoio à presidenta Dilma Rousseff, na terça-feira (13), após audiência entre a chefe de Estado brasileira e o secretário-geral da entidade, Ernesto Samper, em Brasília (DF).

Após o encontro, Samper defendeu soluções democráticas para a crise política no Brasil. “As conturbações políticas no país devem ser solucionadas seguindo as legislações brasileira e universal”, proclamou o líder sul-americano, ao afirmar que Dilma “nem precisa pedir”, pois já tem o apoio da entidade.

“A presidenta tem o apoio da Unasul, é uma pessoa honesta, foi eleita constitucionalmente e, obviamente, esperamos que todos os temas políticos sejam tratados dentro do Congresso, dentro da Constituição, dentro da lei e em respeito às normas universais”, declarou.

Samper esclareceu que, no encontro com a presidenta, os temas tratados foram da agenda dos países sul-americanos e internacional, como as eleições na Venezuela. Também afirmou que não tratou explicitamente do tema “impeachment”, mas que defende o legítimo direito da presidenta “governar até o fim do seu mandato”.

As declarações coincidiram com as três decisões anunciadas horas antes pelo Supremo Tribunal Federal (STF) para suspender o andamento de pedidos de impeachment contra a presidenta na Câmara.

Dilma também recebeu em audiência, após a saída de Samper, o candidato a presidente da Argentina Daniel Scioli, que acabou se manifestando a favor da presidenta.

“Eu confio que os poderes do Estado do Brasil vão atuar com responsabilidade. Assim, a presidenta Dilma, na qual eu confio, vai poder desenvolver seu legítimo governo na plenitude da sua autoridade constitucional”, disse.

Da Redação da Agência PT de Notícias, com informações do portal “G1”